Conceitos Para a Concretização das Experiencias Obtidas em Um Ambiente Acadêmico
Por: Divino Gerais • 5/4/2020 • Trabalho acadêmico • 864 Palavras (4 Páginas) • 90 Visualizações
METODOLOGIA
Dentre os conceitos necessários para a concretização das experiencias obtidas em um ambiente acadêmico, surge a necessidade de organizar atividades que em muitas das vezes são aplicadas em ambientes extraclasse.
Contudo, dividimos nossas atividades em três momentos distintos, onde serão apresentados os aspectos preliminares, orientação ao tema e apresentação de soluções para conflitos atuais.
Nosso projeto, como já foi dito, apresenta considerações sobre o papel do homem e da mulher no mercado de trabalho, desta maneira, iremos abordas turmas do projeto de Educação de Jovens e Adultos, onde serão promovidas palestras com utilização de projetor multimídia, entrega de panfletos e dinâmicas de grupo.
Serão aplicadas em três etapas, que se dividem em:
Apresentação dos aspectos preliminares
Iremos apresentar um contexto histórico sobre ao qual a diferenciação do mercado de trabalho se transformou ao longo do tempo. Utilizando de slides, vamos mostrar com gráficos, informações teóricas e imagens, como a mulher e o homem tiveram seus papeis na antiguidade e porque no passado tais diferenças ocorriam de uma maneira mais acirrada.
Vamos apresentar as visões sobre os papeis e a relação com direito, assim, faremos uma analise detalhada de conceitos e preconceitos criados pela sociedade e ao mesmo tempo presentes no meio jurídico, na forma de leis protecionistas sobre o papel do homem como provedor e a mulher como a submissa ao patriarca.
Iremos mostrar fragmentos de normas, como Código Civil, Código Penal e Constituições anteriores de 1988, para mostrar como o direito no passado, tinha uma posição contraria ao papel da mulher, em relação a atuação do homem.
Também nesta fase, vamos demonstrar como a mulher era vista dentro do contexto histórico, mas diretamente no período relacionado a ascensão dos Direitos e Garantias Fundamentais.
Usaremos como cenário histórico, a atuação do homem e da mulher durante a 2ª Guerra Mundial, assim vamos demonstrar e fundamentar as teorias apresentadas durante esta etapa.
Ao final teremos uma perspectiva dos preconceitos e diferenças presentes no passado, além de realizar uma breve apresentação dos papeis do homem e da mulher no mercado de trabalho de um Estado onde o Poder emana da fundamentação religiosa.
Nesta etapa, serão utilizados materiais impressos e slides, além da utilização da argumentação logica e baseada em uma cadeia de fatos históricos e sua fundamentação legal.
Orientação sobre o tema
Nesta fase, já teremos apresentado o enredo histórico do projeto, daqui partiremos para apresentação dos aspectos atuais que estão relacionados com tema central de nosso projeto.
Nossa meta é a de apresentar a luta pela redução das diferenças e o papel do direito na garantia da igualdade.
Vamos discutir utilizando slides e argumentação, o principio da igualdade, onde faremos um destaque maior sobre a luta por igualdade entre homens e mulheres.
Não iremos focar apenas no direito brasileiro, também vamos abordar brevemente a luta das mulheres por essa igualdade em um contexto histórico, quando iremos nos referir no papel das mulheres durante manifestações de grande relevância em um contexto mundial.
No direito brasileiro, vamos abordar as conquistas da mulher e do homem no mercado de trabalho e nos direitos trabalhistas, demonstrando que hoje essas diferenças são notáveis, mas não absolutas.
Vamos abordar leis em uma dinâmica de grupo onde faremos um quadro de associação, onde será feito a ligação entre direitos conquistados pelo homem e pela mulher, onde ao final, a intenção é a apresentação de leis de pequena e grande repercussão no meio jurídico que tenham de alguma forma mudado o entendimento do mercado de trabalho ou influenciado as condições de trabalho bem como os direitos.
...