Criminologia e Políticas Criminais
Por: Othmar Boing • 30/10/2015 • Trabalho acadêmico • 738 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] |
|
Unidade de Aprendizagem: Criminologia e Políticas Criminais
Curso: Direito
Professor:
Nome do estudante:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Assista ao vídeo “Penitenciárias do Espírito Santo são comandadas pelo crime organizado”, da reportagem do programa Domingo Espetacular, da Rede Record, disponível em:
Considerando o vídeo acima, responda aos seguintes questionamentos:
Questão 1:
Descreva, entre 10 e 15 linhas, o campo de atuação da ciência criminal e o seu papel em nossa sociedade como um dos instrumentos de pacificação social. (3,0 pontos)
R: A ciência criminal tem como objetivo a busca pelo entendimento da violência, com ênfase nos acontecimentos de crime e toda seu enredamento, ao mesmo tempo em que tentar produzir respostas para a sociedade com vistas a prevenção de seu acontecimento.
A atividade da ciência criminal revela-se importante tendo em vista a ocorrência do fenômeno da violência em praticamente todo o contexto mundial, sendo demandada por toda a sociedade soluções para essa problemática com vistas ao atingimento da ordem pública.
Para isso, a ciência criminal abrange em seu campo de atuação a dogmática penal, a política criminal e a criminologia, as quais tem como finalidade a defesa do Estado, da população e das pessoas, dando atenção especial a prevenção de fatores que podem desencadear a violência.
Questão 2:
Comente, entre 10 e 15 linhas, sobre o efeito preventivo do sistema punitivo em nossa sociedade. (3,0 pontos)
R: Primeiro é importante definir o crime, não somente como um fator individual, mas também como um fenômeno social. Em nossa sociedade, o principal meio de de controle da criminalidade dá-se pelo sistema de justiça criminal. Esse sistema age de duas formas: positiva, por meio de políticas de segurança pública e principalmente negativa, com a imposição de sanções e penas.
É visível, em nosso país, a disparidade de ações negativas, que são a esmagadora maioria, em relação as ações positivas. Dentre outras razões, justifica-se pela alta complexidade do tema aliado a valorização fexcessivamente focada na proteção do bem jurídico.
Dessa forma, percebe-se eu a pena por si só não tem atingido o objetivo de exercer a ação preventiva contra a alta criminalidade presente em nossa sociedade, principalmente por que aplicada por um sistema pouco efetivo como o do nosso país.
...