Criminologia
Tese: Criminologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helaine • 9/6/2013 • Tese • 482 Palavras (2 Páginas) • 637 Visualizações
CRIMINOLOGIA
1- Lombroso interpreta o crime como derivado de uma lesão do sentido moral do individuo, ainda considera a delinquência um fenômeno fruto da estrutura cultural das sociedades.
2- A criminologia clínica tradicional procura conhecer o apenado como pessoa, bem como suas aspirações, e o q levou a cometer o crime.
3- São ideias centrais da criminologia clínica: diagnostico prognóstico e tratamento.
4- No sistema prisional, a criminologia tem sua importância, como por exemplo nos programas individualizadores da pena, porém a mesma não contribui no estudo de vitimização.
5- A criminologia é uma ciência empírica, pois a origem do conhecimento é a prática, observa-se o delito e se extrai uma ideia nuclear.
6- O agente penitenciário dentro do controle social da criminalidade esta inserido nas instituições formais e informais.
7- O conceito de criminoso na criminologia moderna foi influenciado pelos correcionalistas, onde os mesmos acreditam que o ser humano era capaz de se transformar e construir seu futuro.
8- As finalidades da criminologia moderna são: explicar e prevenir o crime, avaliar os diferentes modelos de resposta ao crime, propor programas mais eficazes de prevenção criminal e técnicas de intervenção positiva no homem que delinquiu.
9- A criminologia é uma ciência empírica, basea-se em opiniões e argumentos.
10- Os objetos da criminologia moderna são: o crime, criminoso, vítima e o controle social do comportamento delitivo.
11- A criminologia é indutiva, pois ao estudar o crime analisa-se dados e induz as conclusões, porém suas hipóteses se verificam e se reforçam por força dos fatos que prevalecem sobre os argumentos subjetivos.
12- As teorias sociológicas do crime são: teoria ecológica, teoria da anomia, teoria do conflito, teoria da subcultura delinquente e teoria da aprendizagem.
13- Pela teoria da apredizagem, a conduta delitiva besea-se no ditado popular: " Diga-me com quem andas que te direi quem és".
14- A teoria da anomia representa ausência de normas, e caracteriza-se pela sua gratuidade: roubar pelo prazer de roubar.
15- As tendências causais na criminologia são: sociológicas, psicológicas e orgânicas, nao se fala mais no elemento biopsicossocial.
16- A criminologia clínica (crítica) estuda os fatores que promoveram a criminalização por parte do sistema penal e a vulnerabilidade do infrator perante o sistema, porém não procura promove-lo como pessoa desenvolvendo estratégias de reitegração social.
17- A criminologia é interdiciplinar, pois tem o apóio de várias disciplinas trabalhando lado a lado, em distintas visões sobre o problema.
18- O CNPCP orgão ligado ao Ministério da Justiça, tem como propostas: incentivo a remissão de pena pelo estado, promoção de incentivo fiscais para o ingresso de empresas nos presídios, ampliação da promotorias públicas e melhoria das condições das prisões.
19- O crime não é somente algo
...