Cultura do véu - significado
Por: carolsfredo • 22/2/2017 • Seminário • 773 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
Cultura do véu em países islâmicos
As mulheres islâmicas utilizam véus de diferentes formas e para cada uma representa um sentido diferente. Sabe-se que o mundo ocidental enxerga comumente a existência da burca, o mais famoso tipo de véu, aqui representado como símbolo de discriminação e opressão contra a mulher.
Os tipos mais comuns são:
- Burca: Usada para ocultar completamente o corpo, até mesmo os olhos, era usada nos países árabes como sinal de status, contudo, durante o governo do talibã, passou ser de uso obrigatório no Afeganistão.
- Niqab: Usada em regiões mais conservadoras, em que consideram o rosto da mulher algo íntimo. A veste é um triângulo que encobre até a cintura, e deixa livre a região dos olhos, as mulheres que a usam utilizam calças compridas e luvas. Preto por tradição. O país que mais utiliza é a Arábia Saudita.
- Chador: é mais habitualmente utilizado no Irã, é preto por tradição, mas em alguns lugares menos conservadores, outras cores são toleradas. Antes da revolução islâmica, com a ocidentalização do oriente, o seu uso foi proibido, após a revolução de 1979, seu uso passou a ser obrigatório.
- Al-Mira: é o tipo mais utilizado pelas mulheres e o mais aceito nas comunidades islâmicas. Após protestos da comunidade feminista, muitas mulheres deixaram de utilizar o niqab e passaram a se apropriar desse modelo. É composto por duas peças, a touca e o lenço. O Al- Mira é mais comumente utilizado nos Emirados Arábes.
- Shayla: é uma peça que dá prioridade em cobrir o cabelo das mulheres, principalmente para aquelas que não se sentem a vontade em deixar o cabelo à mostra.
- Cabelo à mostra: permitido em países como o Líbano, em que parte da população é cristã católica ou cristã ortodoxa, todavia, é difícil ver mulheres com roupas decotadas ou saias, o mais indicado é que as mesmas usem calças compridas e blusas de manga larga.
A vestimenta do Islamismo em muito se assemelha com aquelas retratadas pelo cristianismo, como as usadas por Maria (mãe de Jesus).
Como já mencionado antes, o Islamismo é uma síntese do que é o cristianismo e o judaísmo, razão pela qual o Alcorão ditam costumes muito próximos dessas religiões, bem como segue a mesma linha de raciocínio quando se refere à Criação do Mundo e o pecado.
No Cristianismo, Paulo tornou obrigatória através da passagem de 1 Coríntios, 11: 4-10, o uso do véu às mulheres. Portanto, o véu não foi criado pelo Islã, mas apenas aperfeiçoado de acordo suas próprias tradições.
Para o Islamismo, o véu significa um sinal de fé, modéstia e castidade que serve para proteger a mulher religiosa de assédio, conforme preceitua o Alcorão, 33-59:
“Ó profeta, dize a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos crentes que (quando saírem) se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que distingam das demais e não sejam molestadas...”
É tradição no mundo árabe para as mulheres, guardar sua honra, e fazer isto, significa para muitas, não expor seu corpo, portanto, não é sacrifício restringir se mostrar ao público.
...