DIREITO COMO CIÊNCIA
Resenha: DIREITO COMO CIÊNCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grassidilucas • 4/6/2014 • Resenha • 208 Palavras (1 Páginas) • 190 Visualizações
SOCIOLOGIA JURÍDICA – RESUMO – LEITURA ESPECÍFICA
PROFESSORA: VALDÉZIA PEREIRA
DIREITO COMO CIÊNCIA
Ciências formal: Matemática, Lingüística.
Direito: fundamenta-se em sistemas formais, mas é uma técnica social específica, ferramental de regras fixas que, graças à força do Estado, entra em vigor, e a partir daí segue imprimindo normas de conduta aos indivíduos, aos grupos e à sociedade.
Isto dá a impressão que para conhecer o Direito é preciso conhecer apenas as regras jurídicas (sua lógica e funcionamento), sem estudar a Ciência Política ou a Sociologia, que para muitos estudantes e também operadores do Direito, e mesmo doutrinadores, são insuficientes para a compreensão das implicações jurídicas.
O certo é que o Direito moderno e, em particular a Sociologia, a ciência do mundo moderno, são brotos de uma mesma planta, focalizado na explicação da realidade concreta e na natureza de seus problemas.
Nesse sentido, na condição de técnica social, o Direito é uma ordem de conduta humana, um sistema de regras determinado por um preceito – o princípio da inegabilidade dos pontos de partida, segundo o qual não cabe discutir as premissas importas pelo Estado, não porque sejam verdades absolutas, mas porque os Códigos determinam o trabalho dos operadores do Direito.
Assim pensando, as regras jurídicas são ‘dogmas incontestáveis’. Mas pode até haver discussão quanto
...