Definições das Dimensões do Homem
Por: 191206123 • 28/12/2022 • Trabalho acadêmico • 500 Palavras (2 Páginas) • 109 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - CESA CURSO DE DIREITO
TURNO: TARDE
CICERO THIAGO GOMES DE MELO
ANTROPOLOGIA: DEFINIÇÃO DAS DIMENSÕES DO HOMEM.
CRATO-CE 2021
CICERO THIAGO GOMES DE MELO
Antropologia: definições das Dimensões do Homem.
Trabalho apresentado na disciplina de Antropologia Cultural e Direito como requisito de pontuação da mencionada disciplina do curso de Direito da Universidade Regional Do Cariri.
Professor (a): Antonia Ladislau De Sousa
CRATO/ CE 2021
Dimensão biológica: Por intermédio da dimensão biológica o ser consegue interagir com os demais membros de uma mesma sociedade. Uma interação baseada por meio do corpo físico e dos cinco sentidos. O corpo serve como meio de intercâmbio entre os sentidos e o corpo espiritual que cria laços e conexões através de interações estabelecidas naquele núcleo. Essa característica de predisposição para a socialização é comum em todos os mamíferos, que não suportam longos períodos sem estabelecer alguma comunicação com um similar.
Dimensão Social/ Cultural: É a dimensão que aborda os aspectos ligados à vida em grupo no que tange a assuntos cruciais ao convívio como economia, política, edeologias e cultura. Essa dimensão busca analisar, necessariamente, os acontecimentos ocorridos devido a essa interação, inevitável, no campo social e, por consequência, seus conflitos e desdobramentos. Em resumo, essa dimensão se encarrega de estudar todos os fenômenos ocasionados pelo convívio social. Além disso, dando a devida importância para o que aquele determinado grupo produziu devido a essa interação, esse tópico seria a identidade cultural daquele lugar.
Dimensão Psicológica: Essa dimensão também é, comumente, chamada de somática. Essa vertente se encontra relacionada à alma, aquilo que dá vida ao ser, que o torna animado. Aqui, corpo e alma não são vistos como antagonistas, mas como componentes fundamentais do homem. São componentes independentes, mas fundamentais para o ser. É na alma que se vê a essência do ser humano, que é o aposto da aparência. Sócrates, ao dizer “Só sei que nada sei” defendia a tese de que o ser humano, deve que quem pensa que tudo sabe, se prende na redoma da ignorância. Quem pensa que nada sabe, busca, incansavelmente, o que anseia. E é a alma que entrega essas respostas, é preciso se conhecer primeiro para se colocar na pessoa do outro.
Dimensão Política: Aristóteles define o homem, por natureza, como sendo um animal político. Na sua visão, os seres humanos tendem a se reunirem para preencher as lacunas e, enfim, poderem realizar a sua verdadeira natureza. A política é fundamental em uma sociedade, a partir do momento em que o homem tende a se relacionar e a interagir, ele tende, por consequência, a ser um animal político. Nos primeiros cuidados com a administração, ainda que num cenário primitivo, a política já estava acontecendo. Seja no ato de estocar lenha, ou no ato de repartir comida. A dimensão política aborda predisposição dos seres humanos pela organização do local onde vivem, essa dimensão tem uma profunda relação com a vertente social, pois ambas exploram o convívio e a interação, porém com especificidades singulares.
...