Direito Civil
Por: lacerdagiu • 5/10/2016 • Projeto de pesquisa • 872 Palavras (4 Páginas) • 1.082 Visualizações
MATRIZ SÍNTESE DO ARTIGO CIENTÍFICO
Disciplina: TCC EM DIREITO EM RESPONSABILIDADE CIVIL
Turma: TCC EM DIREITO EM RESP. CIVIL / DIR. DO CONSUMIDOR (CCJ0117/2287146) 9010
Professor:
Aluno: LUANA HELEN LACERDA FERREIRA
1. Tema escolhido:
Orientação: indicar o objeto da pesquisa. Este deverá ser específico, delimitado e factível. Não se confunde com assunto ou título
2. Problema científico:
Orientação: após a escolha do tema, indicar uma pergunta problema que é denominada de problema científico. Este deverá, também, ser específico, delimitado, factível, ter caráter científico e ser formulado como uma pergunta. Não poderá ser uma questão de valor, ou seja, se é bom, se é certo ou errado, justo ou injusto; não poderá ser uma questão que expresse a ideia de "como fazer para..." - exemplos de questões que não são científicas: A Lei Maria da Penha tem efetividade? ou Como fazer para ter mais eficiência na aplicação do Direito Penal?
3. Questões norteadoras:
Orientação: após indicar uma pergunta problema acima, que é denominada de problema científico, apresentar questões menores que desdobrem a pergunta problema em partes e possam, assim, nortear os passos do trabalho. Indicar até no máximo 5 perguntas norteadoras.
4. Objetivo geral:
Orientação: após indicar uma pergunta problema acima, que é denominada de problema científico, apresentá-la aqui reescrita na forma de objetivo geral, ou seja, com um verbo de ação no infinitivo.
5. Objetivos específicos:
Orientação: após escrever o objetivo geral que é pergunta problema, reescrever as questões norteadoras usando verbos de ação no infinitivo - estes objetivos menores serão as partes do item 2 Desenvolvimento.
6. Bibliografia Básica:
Orientação: indicar a referência completa na forma da ABNT 6023 de, pelo menos, três autores fundamentais para a realização da pesquisa sobre o tema escolhido.
EXEMPLO DE UMA MATRIZ SÍNTESE DE ARTIGO CIENTÍFICO
Disciplina: TCC EM DIREITO EM RESPONSABILIDADE CIVIL
Turma: TCC EM DIREITO EM RESP. CIVIL / DIR. DO CONSUMIDOR (CCJ0117/2287146) 9010
Professor: FABRICIA CRISTINA ESTRELLA F PEREIRA
Aluno: LUANA HELEN LACERDA FERREIRA Matrícula: 200901103181
Tema escolhido:
Responsabilidade civil dos notários e dos registradores
Problema científico:
Qual a natureza jurídica da responsabilidade civil dos notarias e registradores em relação ao Estado?
3. Questões norteadoras:
a. O que significa responsabilidade civil?
b. Quais são os pressupostos da responsabilidade civil?
c. Quais as espécies de responsabilidade civil?
d. Qual a diferença entre responsabilidade subjetiva e responsabilidade objetiva?
4. Objetivo geral:
Objetiva-se demonstrar qual é o entendimento doutrinário e jurisprudencial sobre a natureza jurídica dos notarias e registradores como “servidores públicos” e sua responsabilidade quanto aos danos causados a terceiros, se esta responsabilidade é objetiva ou subjetiva, visto que o trabalho que prestam atendem a coletividade. Tem como objetivo o estudo da doutrina e da jurisprudência brasileira sobre a responsabilidade civil do notário e do registrador. Para tanto, é necessário apresentar alguns conceitos primordiais que facilitaram o entendimento da matéria em comento. É necessário demonstrar e comparar a responsabilidade do Estado.
5. Objetivos específicos:
a. Definir o instituto da responsabilidade civil;
b. Demonstrar os pressupostos (Ação, Omissão, Imputabilidade, Danos materiais, Imateriais, Nexo causal e suas excludentes de responsabilidades) da responsabilidade civil;
c. Identificar, comparar as espécies de responsabilidade civil no ordenamento jurídico brasileiro;
d. Analisar as leis que regulam a atividade notarial e registral, já que essas leis não são claras acerca da responsabilidade do notário e do registrador, havendo quem defenda a responsabilidade objetiva e quem defenda a responsabilidade subjetiva destes.
...