Direito Tributario
Por: rocolangelo • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 330 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]
Disciplina: Direito e Legislação
Nome | Rodrigo Martins Colangelo |
RA | 8403983504 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Direito e Legislação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Elaborar um texto de 20 a 30 linhas contendo, necessariamente, as seguintes abordagens:
- Breve exposição teórica sobre o princípio da capacidade contributiva
- Relação entre o princípio da capacidade contributiva e a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física.
Referências bibliográficas
Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/biblioteca-virtual/pagina/normalizacao> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 28 nov. 2014.
.
Direito Tributário
Cada contribuinte tem seus direitos e obrigações com fundamento na legislação tributaria, suas atividades econômicas individualmente durante um respectivo período serão fiscalizada pela receita federal e diante a essas fiscalização que será tributado do contribuinte.
A Capacidade contributiva é graduada perante a capacidade do contribuinte de contribuir, diante de seu patrimônio e dos rendimentos das atividades econômicas, simplificando a capacidade contributiva o conceito é tributar sobre suas riquezas.
A capacidade contributiva é analisada de acordo com sua capacidade econômica então será tributado de acordo com sua renda mensal.
Portanto quanto maior for a sua capacidade econômica, maior será sua contribuição, quanto maior for sua renda mensal maior será a contribuição tributaria. Essas contribuições são convertido em serviços públicos para a população.
A capacidade contributiva somente se inicia após a dedução das despesas necessárias para uma existência digna para o contribuinte e sua família. Com os gastos pessoais obrigatórios como: alimentação, vestuário, moradia, saúde, dependentes.
As pessoas que não atende esses requisitos elas não tem capacidade contributiva, elas são isenta a essa tributação. Individuo com renda mensal de até 1.787,77 será isento do imposto de renda.
Referencias Bibliográficas:
http://www.webartigos.com/artigos/o-principio-da-capacidade-contributiva-como-instumento-da-justica-tributaria/74866/
...