Direito a questão
Ensaio: Direito a questão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marilea • 28/10/2013 • Ensaio • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 233 Visualizações
Pergunta 1
De acordo com o contexto e acerca das frases a seguir, assinale a alternativa correta:
I. A afirmação está correta, pois a própria democracia se confunde com as características da República. Isso se dá porque a eletividade, a periodicidade e a responsabilidade são as principais características do Estado representativo, base do citado princípio.
II. O chamado princípio republicano, estampado no caput do Art. 1º da CF/88, traz consigo uma tripla exigência: responsabilidade, eletividade e temporariedade dos cargos públicos políticos.
III. O princípio republicano exige que todos os que realizam o fato imponível tributário venham a ser tributados com igualdade e generalização, princípios fundamentais da fiscalidade de um Estado de Direito.
Resposta a. Estão corretas as afirmativas I, II e III.
b. Estão incorretas as afirmativas II e III.
c. Estão somente corretas as afirmativas I e II.
d. Estão somente corretas as afirmativas I e III.
e. Está somente correta a afirmativa I.
.0,3 pontos
Pergunta 2
Julgue as assertivas a seguir e assinale a afirmativa correta:
I. A regra geral determina que não poderá ser cobrado tributo no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou e antes de decorridos noventa dias da data em que tenha sido publicada a lei.
II. Princípio da anterioridade mínima ou nonagesimal proíbe que os impostos sejam majorados sem que a lei que o faça seja publicada com uma antecedência mínima de 90 dias, também chamada de anterioridade mitigada.
III. O princípio da anterioridade tributária se projeta no campo da tributação (federal, estadual, municipal e Distrito Federal).
Resposta a. Estão corretas as afirmativas I, II e III.
b. Estão incorretas as afirmativas I e III.
c. Estão somente corretas as afirmativas I e II.
d. Estão somente corretas as afirmativas I e III.
e. Está somente correta a afirmativa I.
.0,3 pontos
Pergunta 3
A Constituição Federal proíbe que seja estabelecida limitação ao tráfego de pessoas ou mercadorias por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais:
Resposta a. Aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
b. À União, aos Estados e aos Municípios.
c. À União, aos Estados e ao Distrito Federal.
d. À União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
e. À União e aos Estados.
.0,3 pontos
Pergunta 4
A obrigação tributária, o fato gerador, o lançamento, o sujeito passivo; enfim, as normas gerais em matéria tributária devem ser tratadas por um ato normativo específico determinado na Constituição Federal, que contempla o:
Resposta a. Princípio da norma legal específica.
b. Princípio da territoriedade.
c. Princípio da legalidade estrita.
d. Princípio de reserva à lei complementar.
e. Princípio da contributividade.
.0,3 pontos
Pergunta 5
Lei é a expressão do direito, emanada sob a forma escrita, de autoridade competente surgida após tramitar por processos previamente traçados pelo Direito, prescrevendo condutas estabelecidas como justas e desejadas, dotada ainda de sanção jurídica da imperatividade. O texto refere-se ao:
Resposta a. Princípio da capacidade contributiva.
b. Princípio da anterioridade.
c. Princípio da legalidade.
d. Princípio da irretroatividade da lei.
e. Princípio da igualdade.
.0,3 pontos
Pergunta 6
No tocante às imunidades tributárias, podemos afirmar, seguindo a orientação de Aliomar Baleeiro, que são “vedações absolutas ao poder de tributar certas pessoas (subjetivas) ou certos bens (objetiva) e, às vezes, umas e outras. Imunidades tornam inconstitucionais as leis ordinárias que as desafiam”. Dito isso, assinale a alternativa incorreta:
Resposta a.
Patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros.
...