Direito como norma social
Por: janielly10 • 12/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.944 Palavras (16 Páginas) • 429 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
Curso de Direito
DIREITO COMO PROCESSO SOCIAL
Maceió - Al
2016.1
DIREITO COMO PROCESSO SOCIAL
Trabalho apresentado como requisito parcial à aprovação na disciplina de introdução ao estudo do direito, ministrada pelo Prof. Esp. Marcelo Sampaio, no Curso de Direito, no Centro Universitário Cesmac.
Maceió – Al
2016.1
SÚMARIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................4
ADAPTAÇÃO INTERNA E EXTERNA ................................................5
A INTERAÇÃO E AÇÃO SOCIAL.........................................................6
DIREITO E ADAPTAÇÃO ......................................................................7 O DIREITO COMO PROCESSO SOCIAL..............................................8
A ADAPTAÇÃO DAS AÇÕES HUMANAS AO DIREITO....................9
CONCLUSÃO...........................................................................................10
REFERENCIAS ........................................................................................11
INTRODUÇÃO
Para chegar onde tanto se almeja em determinados grupos sociais o ser humano necessita passar por certas mudanças em seu comportamento social, e em alguns desses seguimentos já existem “padrões’’ de conduta a serem seguidos. O meio de adaptação do homem na sociedade mais comum vista é a fala , a mesma linguagem falada , geralmente as tradições e as crenças passadas pela mesma são meios de provas que ali , naquela região/grupo social já houve uma adaptação social no meio comum dessas pessoas e assim conseguirem se relacionar de forma não conflitosa .
O homem como um ser capaz de adaptação se torna um ser facilmente notável as suas mudanças para se introduzir em vários tipos de ambientes e condições ambientes , nós somos o único ser racional capaz de mudar nosso corpo e nossos costumes para viver em harmonia em outro local , nada nos impossibilitando de ser compatível aos demais seres da mesma raça , diferentemente dos animais , que não conseguem ter adaptações físicas, ambientais para mudar com tanta rapidez e facilidade que nós seres humanos temos , esse processo de adaptação pode ser interno e externo ao mesmo tempo sem nada prejudicar o mesmo .
ADAPTAÇÃO INTERNA E EXTERNA
O ser humano ( homem) precisa de uma adaptação interna , também conhecida como orgânica , por se referir principalmente as partes do corpo como por exemplo seus órgãos , sem que haja um sofrimento do corpo é algo completamente involuntário , sem sofrimento é algo natural , sem nenhuma necessidade da dor física para essa adaptação acontecer. Podemos mencionar um exemplo de uma pessoa quando começa a morar em lugares com a altitude diferente da sua antiga , seu corpo adapta os pulmões para melhor respirar e funcionar com harmonia naquela área .
Este mesmo processo é privilegio de todos os seres vivos da escala animal e vegetal, seus órgãos começam a se desenvolver em função de gerar vida , superando situações contrarias a anterior, e outras conseguem permanecer mediante a adaptações , em pouco tempo seus corpo já começa a funcionar de forma normal , sem nenhum prejuízo para o ser , e nem para si . segundo Alexis Carrel :’’A adaptação é essencialmente teleológica. É graças a ela que o meio interno se mantém constante , que o corpo conserva a sua unidade, que se cura das doenças . É graças a ela que duramos , apesar da fragilidade e do caráter transitório dos nossos tecidos’’.
Já no âmbito da adaptação externa o homem precisa de esforços e da inteligência , para complementar as obras da natureza . tornando assim entendível que o que a natureza não consegue suprir o homem faz uso das suas forças para conseguir o que se almeja , funções que o corpo não consegue desenvolver por si só como na adaptação interna , com o uso da força bruta ou racional é também adquirida para melhor acomodação do ser , já este privilegio da racionalidade podemos notar apenas nos seres humanos .
Podemos notar um exemplo da adaptação externa o meio de locomoção , o ser humano com sua necessidade de se mover com mais rapidez e facilidade é capaz de criar objetos no qual consegue usufruir e aprimorar conforme sua necessidade vá mudando , também vemos nesse meio externo um grande processo evolutivo da raça .
A própria sociedade já construiu um processo de adaptação humana. Para atingir a plenitude do seu ser , o homem precisa não só da convivência , mas da participação na sociedade . Do trabalho que esta produz , o homem extrai proveitos e se realiza não apenas quando aufere os benefícios que a coletividade gera , mas principalmente quando se faz presente no processo criativo .
Tomando em vista esses dois sentidos de interno e externo podemos notar que as mudanças nos seres podem ser notórias a olho nu ou não , podemos fazer voluntariamente ou não , quando não possuímos aquilo por natureza nosso instinto tenta formular soluções para que o ambiente se torne propicio ou apto de se conviver bem . Notamos também que o animais também por meio da sua natureza são aptos a mudar seus órgãos para melhor se sobre sair em determinadas situações , o instinto de vida é forte e relevante em qualquer que seja a espécie .
A INTERAÇÃO E AÇÃO SOCIAL
Primeiramente sobre o caso podemos falar que os processos sociais são todas ou quaisquer formas que participem dois ou mais indivíduos . Os processos ainda podem sub dividi-se em Coesivos ou positivos e Disjuntivo ou negativo, neste caso a diferença está quando a aproximação no caso do primeiro e o distanciamento no caso do segundo de agentes sociais.
Interação e Ação Social: A interação é notada como o mais importante processo social, todos os processos sociais na verdade são alguma forma de interação, dessa forma a interação aparece como processo de influência recíproca ou unilateral entre dois ou mais agentes sociais.
...