DIREITO ENQUANTO NORMA DE FUNÇÃO SOCIAL
Por: Iolanda Silva • 7/4/2016 • Projeto de pesquisa • 8.141 Palavras (33 Páginas) • 591 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE DIREITO
COMPONENTES DO GRUPO
Adriana Pereira do Nascimento
R.A: 2013.03701.0
Iolanda Silva Maria
R.A: 2013.04409.1
Larissa Ariane Araújo Braz
R.A: 2013.00400.6
Stephany Aparecida S. Silva
R.A: 2011.025990.5
Maura Batista de Paula
R.A: 2014.12226.6
Projeto Integrado III
GUARULHOS
2014
[pic 2]
CURSO DE DIREITO
COMPONENTES DO GRUPO
Adriana Pereira do Nascimento
R.A: 2013.03701.0
Iolanda Silva Maria
R.A: 2013.04409.1
Larissa Ariane Araújo Braz
R.A: 2013.00400.6
Stephany Aparecida S. Silva
R.A: 2011.025990.5
Maura Batista de Paula
R.A: 2014.12226.6
DIREITO ENQUANTO NORMA DE FUNÇÃO SOCIAL
Projeto Integrado III
Professor (a) Orientador (a): Dra: Maria Luisa
GUARULHOS
2014
RESUMO
O trabalho tem como objetivo a aplicabilidade da norma pelo Estado em momentos de lacuna da lei, abordando a ineficácia do Estado em relação à segurança pública e a falta de vigilância nas casas noturnas. Contudo a função social do Direito tem como objetivo humanizar as relações judiciais para adotar uma evolução dos processos humanos e dos anseios das camadas sociais, pondo fim aos valores individuais em que nosso país se encontra.
O grupo pretende discutir o tema a partir de um caso concreto ocorrido em santa Maria no último 27/01/2013, onde a negligência, a omissão, e o desrespeito com a vida humana foram percebidos, flagrantemente, por toda a nação. O Estado como agente supervisor e controlador do bem estar social deve amparar nossos anseios com a mais alta margem de acerto para que a vida possa ser garantida e mantida.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 05
2. PROBLEMA 05
3. JUSTIFICATIVA 06
4. OBJETIVO 07
5. METODOLOGIA 08
6. INTERDICIPLINARIEDADE COM A MATÉRIA ORIENTADORA 09
7. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 13
8. ANEXO 13
9. CRONOGRAMA 28
10. DOUTRINAS 29
11. RELAÇÃO COM AS MATERIAS 31
12. CONCLUSÃO 33
REFERENCIAS 34
INTRODUÇÃO
O sistema que é conduzido pelo Estado para supervisionar o ambiente, se tornou falho e ineficiente. Buscaremos no decorrer do trabalho o quanto a sociedade pode contribuir positivamente ou dificultar o acesso do Estado, não em alcançar a plenitude, mas sim na diminuição de características negativas quanto a falta de investimentos no bem público.
PROBLEMA
Quando a população sofre desamparo de órgãos públicos para a execução da justiça.
JUSTIFICATIVA
Conforme o problema citado, o Estado em momento de lacuna da lei interfere sim no exercício da função social. A função social tem como fim comum a que a norma jurídica deve atender dentro de um ambiente que viabilize a paz social, logo o Estado deixa de exercer sua função perante a sociedade trazendo conflitos. Como por exemplo, o caso da Boate Kiss em Santa Maria (RS), houve uma lacuna na lei por falta de monitoramento nas boates e casas noturnas.
Como diz o Art. 144 CF, VI e VII, Projeto Lei 1921/2013
Identificamos que a função social tem como base harmonizar os direitos e garantias do homem e do cidadão ao lado da criação de instrumento de políticas públicas que permitem que esses direitos e garantias se efetivem no plano fático. Mas quando o Estado deixa de exercer suas funções isso começa a trazer conflitos atingindo a sociedade. De outro lado a sociedade poderia se adaptar a certos ambientes e situações, prevenindo certos acontecimentos, nesse caso citado foi mencionado em várias notícias e até mesmo na perícia do local que poderia ter sido prevenido tamanho desastre, uma sociedade ainda jovem, incluímos nessa sociedade os jovens que estavam admirandos o show, as pessoas da banda que já trabalhavam com esses tipos de espetáculos com fogos de artifício e também a organização da casa que poderia sim se atentar com o risco ali presente, mas desta maneira o nosso grupo identificou certos problemas que serão desenvolvidos neste trabalho.
OBJETIVO
O presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos da responsabilidade civil dos envolvidos na chocante tragédia ocorrida na madrugada do dia 27/01/2013, no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em razão de um incêndio ocorrido na boate Kiss, o qual deixou um saldo de mais de 200 mortos e mais de uma centena de feridos. A concepção do grupo é abordar como a sociedade politicamente organizada é envolvida no exercício de reflexão e discussão para politização de problemáticas que afetam a vida coletiva. A participação da Sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas, proporcionando assim o bem comum e a paz, moralidade e outras atividades indispensáveis como segurança e estrutura. Em pesquisas e constatações identificamos que o Estado não pode ter vontades próprias, é necessário, sobretudo desenvolver funções fundamentais para o coletivo, não só desenvolver, o mais importante é a aplicação e execução das normas para fiscalizar e garantir o cumprimento.
...