Direito e moral
Por: Iurdias • 17/4/2015 • Dissertação • 258 Palavras (2 Páginas) • 1.944 Visualizações
Direito e a moral
Direito e a moral estão diretamente ligados, um completa o outro e, em nenhuma hipótese, se excluem. Nem tudo que é moral é direito, ou seja, há alguma sanção, mas podendo haver casos que o direito (lei) é criado com base na moral. A moral é subjetiva e o direito objetivo. Moral e direito possuem conceitos próprios e independentes, mas são inseparáveis. Direito conta com uma sanção para coagir o homem, já a moral é a sansão interna (remorso, arrependimentos, desgosto.)
A moral é subjetiva, vem de cada um, ela é criada através do meio que vive e hereditariedade e também de sua personalidade que é construída ao longo da vida, do nascimento até a morte.
O direito, no caso as leis, provem da moral e do direito, sendo um misto dos dois, nem sempre em todas as legislações.
Há varias teorias, a secantes, que se resume em cada o direito e a moral tem sua particularidade e uma parte igual. A teoria concêntrica o direito está totalmente dentro da moral. E há também a teoria mínimo ético que diz que moral e direito são totalmente independentes.
Diferenças entre moral e direito, a moral é unilateral: ninguém tem o direito de exigir uma conduta de outrem, já o direito é bilateral: duas partes envolvidas. A moral é autônoma, interior e incoercível, o direito ele é heterônomo, exterior e também coercível. O direito é o justo, aquilo que está de acordo com a lei!
Então, concluímos que o direito e a moral estão ligados porem cada um tem as suas particularidades.
...