TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos Dos Pré-Socráticos aos Sofistas

Por:   •  3/10/2020  •  Seminário  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

Professora Ilana

tem trabalho para fazer e toda aula tem que repsonder uma pergunta.

A história da Filosofia Antiga e o Contexto Histórico

Grécia - Dos Pré-Socráticos aos Sofistas

Filosofia era muito baseada em mitos (vários deuses). Depois se tornou antropológica (baseada no homem), e por fim na idade média se torna teológica (cultura monoteista 1 deus).

No plano de aula encontramos a situação problema. A ideia e ler e tentar responder a situação problema e ir guardando em um arquivo. Vai salvando até a aula 8.

Mito x Filosofia (antes de Sócrates)

A Filosofia contemporânea serve

As verdades são momentâneas. Elas podem mudar a qualquer momento. A filosofia veio para criar indagação nas pessoas para que elas procurem responder perguntas que ninguém sabe.

O mito é inventado

Filosofia busca Algo mais questionavel, baseado em alguma razão, enquanto que o mito é inventado.

A filosofia não pode se basear no mito. Ela gera indagações que faz voce pensar, questionar e talvez não tendo respostas, voce esta diante de um pensamento que é um mito. Observe a sociedade e suas ações e o seu papel nessa sociedade, e mudar não somente a sociedade como nós mesmos.

periodo Homerico - Período onde surge cultura de outros povos (egipicos, fenicios, caldeus). Fase que começa a se direcionar a ideia de cosmologia que era alimentada pelo mito. O mito era a base. Fase que nasce pompeia. transmissão pela via oral, não se tem muitas escritas. não havia essa tradição. Cantores, teatros, poesia, cultura

As pessoas usavam o mito (deuses não eram perfeitos) e depois passam a usar a razão.

Para nos o que interessa e saber como os pre-socrasticos entendiam do que era a justica. A justica foi mudando conforme a evolução da Grecia antiga.

Periodo pre-socrasticos: Quando teve o despertar do pensamento (querer entender os fenomenos da natureza) veio dessa epoca. Entender porque chove, porque tem os mares, etc... Fenomenos cosmológicos.

Direito é uma ciência aplicada que vai se utilizar de outras ciencias para explicar as outras coisas. Não tem um fim em si mesmo. Vai ser amparado por outras ciencias para ser aplicada.

Mítico x Místico - Mítico = mitologia / Místico = espiritual

Dike e Themis (Themis mae de Dike) possuem significados diferentes de justiça. Themis (balança reta) com Zeus fez a Dike (Deusa grega da justiça - com a balança inclinada)

O conceito de justiça vai evoluindo com o tempo.

Themis = aquela que é posta, colocada. Justiça ja é posta, colocada. A lei ja vem definida e ratificado pelo costume e pela lei.

Iustitia (Deusa Romana da Justiça. Olhos vendados porque entende a imparcialidade da justiça e balança reta. Ela é baseada em Dike)

Dike é vingadora (espada para cima e balança dobrada para um lado. não existe ainda equilíbrio, não tem igualdade. ela ta com olho aberto porque ela quer ver a justiça, ela entende que é palpável.).

A Iustitia segura a espada de forma diferente que a Dike.

Themis entende a justiça posta, colocada. Dike é a evolução da justiça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com