Direitos básicos, no período de sua evolução e transformação
Projeto de pesquisa: Direitos básicos, no período de sua evolução e transformação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lainejau • 17/10/2014 • Projeto de pesquisa • 814 Palavras (4 Páginas) • 238 Visualizações
INTRODUÇÃO
Das Relações humanas e suas diferenças tem-se a necessidade da criação de um ente para regularizar e organizar as condutas sociais.
A descrição acima diz à respeito ao Estado.
Em tempo remotos, cada ser humano resolvia suas questões de próprio punho ou seja baseados na lei de Talião “olho por olho e dente por dente”, significava dizer que se alguém matasse seria morto, se roubasse cortaria a mão, etc.
DESENVOLVIMENTO
Os direitos fundamentais vão sendo alterados conforme o desenvolvimento da
sociedade, e ao longo do tempo passaram por diversos estágios de evolução, assim, foram
classificados em dimensões.
Como já foi dito o Estado cria um modelo que nada mais é que a lei para coibir condutas que fugissem do controle, já é sabido todos os seres humanos tem direito e obrigações, caso esse direito ultrapasse o limite do mesmo, estaria infrigindo o direito de outrem, onde o chamado Estado Democrático de Direito através de leis , implicaria sanções a quem as infrigisse.
Os direitos fundamentais tiveram origem na antiguidade por intermédio da religião,
a justificativa religiosa da preeminência do ser humano no mundo surgiu com a afirmação
da fé monoteísta.
Exemplos de alguns direito consolidados por lei e regulamentados pelos Estado: Direito à saúde, Habeas Corpus, educação, saneamento básico, moradia, ao estudo, de informação, a ter religião, de pensamento e entre outros.
Dentre esses direitos temos a Solidariedade que por definição nada mais é ter uma conduta próspera racional e igual.
Por fim , esse direito seria um direito do “bom senso”, sou livre e posso fazer o que quiser desde que isso não prejudique meu semelhante.
Através disso, mesmo assegurado por lei muitos desses direito são ignorados , pois o ser humano atual da mostras muito individualismo, preconceituoso e ignorante, pois escolhe mal seus políticos, estes que deveriam organizar e fiscalizar o chamado Estado, não o fazem, um exemplo disso são as constantes denúncia de corrupção. Contudo isso, não podemos esquecer o papel de cada um de nós na sociedade como cidadão, pois temos de ter conscientização de cada atitude indevida, sabemos que muitos dos problemas do nosso cotidiano, nós mesmo somos responsáveis por eles.
O Estado é falho na maioria de suas atribuições, mas cada um de nós deveria rever seus conceitos, pois devemos construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdade sociais e regionais, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras forma.
Os direitos de primeira dimensão surgiram ao longo do século XVIII e XIX como
expressão de um cenário histórico marcado pelo ideário do jusnaturalismo secularizado, do
racionalismo
...