Direitos humanos
Tese: Direitos humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: antonio1346 • 1/12/2014 • Tese • 831 Palavras (4 Páginas) • 233 Visualizações
Direitos humanos
De fato, desde a Revolução Francesa, a preocupação com os Direitos Humanos [direitos humanos] vem sendo uma constante. Diversos instrumentos foram criados como, por exemplo, a Declaração dos Direitos Humanos, para que houvesse uma conscientização de que o homem, seja qual for a sua raça, idade, e demais características, deve ser respeitado pelo simples fato de ser humano. Porém, hodiernamente, nota-se que, uma das classes que deveria ser mais respeitada - a dos idosos - não conseguiu atingir o patamar adequado de valorização.Alguns aspectos que corroboram essa linha de pensamento se referem à [a]: direito a uma renda adequada na aposentadoria (exígua para a sobrevivência da maioria dos idosos nesse país); direito à saúde, ceifado muitas vezes pelo custo altíssimo dos planos de saúde privados, já que os oferecidos pelo Governo são precários, dentre outros.
Por outro lado, não se pode negar que o próprio Estado tenta implementar, através de leis, melhorias para esse segmento. O Estatuto do Idoso no Brasil veio assegurar alguns direitos preciosos como vantagens financeiras em algumas áreas (empréstimos, meias-entradas, etc[.]), proteção à [contra a] violência, garantias processuais, etc. A grande questão é se fazer cumprir o que está previsto no Estatuto edisseminar para uma massa inculta da população que desconhece que vive em um Estado Democrático de Direito, regido por leis, e que é necessário não só conhecê-las como respeitá-las. Vemos, diariamente, idosos serem maltratados nos estabelecimentos bancários, desrespeito as vagas nos estabelecimentos comerciais reservadas para os mesmos [às vagas que lhes são reservadas nos estabelecimentos comerciais], assentos nos ônibus serem tomados por pessoas jovens, e muitos outros absurdos.
Assim, apesar de termos avançado de uma sociedade onde havia direitos para poucos para uma sociedade com, teoricamente, direitos para todos, aqueles que são mais fragilizados continuam não tendo a valorização devida e merecida. Os idosos são exemplos nítidos de seres humanos que merecem mais respeito.
Democracia e justiça social
A Social-democracia é a ideologia política de esquerda que acredita na transição para o socialismo sem a necessidade de uma revolução.
As ideologias de esquerda são, em grande medida, influenciadas pelas proposições de Karl Marx e Friendrich Engels elaboradas no século XIX. Na maioria dos casos, os socialistas revolucionários almejavam introduzir o socialismo e a democracia nos países. Mas o movimento que caracteriza efetivamente a Social-democracia como a entendemos hoje é resultado de uma ruptura ocorrida no interior do movimento socialista no início do século XX. Tal ruptura fez a distinção entre os que acreditavam ser preciso haver uma revolução para implantação do socialismo e os que entendiam que o objetivo poderia ser alcançado através de um caminho natural. Não tratava-se de uma rejeição ao marxismo, porém não mais uma leitura ortodoxa. Os novos partidos e movimentos socialistas surgidos nesse momento continuavam se declarando marxista, só que o processo pretendido para chegar ao socialismo era a evolução da sociedade.
Socialistas ortodoxos e revisionistas permaneceram unidos até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, quando tiveram divergência de postura sobre o conflito. A Revolução
...