ESTUDO DE CASO KAREN LEARY (A)
Por: Samir Tamy • 2/11/2016 • Trabalho acadêmico • 951 Palavras (4 Páginas) • 2.644 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Tamyres Aparecida Costa
Trabalho da disciplina Relação de Trabalho E Legislação Trabalhista
Tutor: Prof. Silvanio Azevedo da Cunha
São Paulo
2016
Estudo de Caso :
RELAÇÃO DE TRABALHO E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA
KAREN LEARY (A)
REFERÊNCIA:
ELIAS, Jaan ; HILL, Linda A. Caso de Karen Leary (A), 19 de Julho de 2016, 411 – P08 – Harvard Business School.
O estudo fala sobre Karen Leary, e sua trajetória na empresa Merrill Lynch, desde seu inicio na empresa como consultora financeira até o cargo de vice-presidente residente e diretora geral da filial de Elmville, um importante escritório.
Logo no inicio, Leary despediu 8 consultores financeiros que segundo ela, não poderiam seguir a estratégia da empresa e contratou um novo diretor executivo responsável pelas tarefas ligadas á compliance.
Seu enfoque agressivo produziu resultados positivos durante seu primeiro ano, no entanto isso não agradou a todos, e alguns consultores passaram a se queixar sobre a rigidez, pressão e controle constante que ela exercia sobre eles. A partir do escritório de Elmville, uma de suas metas incluía o desenvolvimento da atividade junto ás pequenas empresas, pretendia em geral formar um grupo de profissionais de sucesso e alta produtividade, capazes de se ajudarem mutuamente e trabalharem juntos proporcionando aos clientes um serviço completo e satisfatório.
Com sua grande experiência e visão de negócios, Leary sentiu a necessidade de desenvolver o mercado taiwanês, que possuíam uma forte rede de contatos e capital suficiente para criarem negócios. Para esse cargo, Leary sentia que precisava de um “broker” mais experiente para trabalhar com empresários de Taiwan.
Após varias entrevistas o candidato escolhido foi Ted Chung, 40 anos, nascido em Taiwan, tinha um aspecto maduro, estável e responsável. Nos 7 anos que estava nos Estados Unidos tinha sido bem sucedido como vendedor em uma empresa do ramo imobiliário. Assim que foi contratado passou por um programa de treinamento intensivo, com duração de 4 meses, durante esses tempo foi preparado para o exame de “valores gerais”, gestão de portfólios e técnicas de vendas.
Chung estudou com afinco e obteve bons resultados, não obstante, Leary notou que quando os outros membros do pessoal pediam sua ajuda ele sempre encontrava uma maneira de não faze-lo, E quando confrontado disse que não gostava de fazer essas coisas e que considerava estarem nitidamente em nível inferior ao seu posto, particularmente quando quem solicitava era um inferior hierárquico, e que se fosse ela quem pedisse a ajuda, ele o faria.
Leary deixou claro que ali era um escritório e um negócio, e como ele estava em período de treinamento deveria aprender e se desenvolver e ela gostaria que assim o fizesse.
No quarto mês Ted foi a NY, ele estava muito bem preparado, havia obtido excelentes notas em todos os testes. Chung era muito atencioso e tinha uma enorme capacidade para estabelecer contatos com o pessoal da Merrill Lynch que atuava em New York.
Passados quatro meses da sua formação, Ted surpreendeu a todos fechando uma conta milionária para a empresa. Leary e seu gerente administrativo começaram a observar a conta de perto. A conta estava sendo ativamente operada e Chung tinha gerado uma quantidade significativa de comissões.
...