Etica e suas relacoes
Por: Tailana Barbosa • 5/10/2015 • Artigo • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 757 Visualizações
QUESTAO 01:
Conceituar ética é importante pois, quando conseguimos conceitua-la conseguimos também um melhor entendimento. O que, por consequência, nos facilita viver tomando para nós condutas morais, acertadamente aceitáveis pela sociedade, respeitando a ética e agindo conforme esta.
QUESTÃO 02:
Ética é uma ciência cujo seu objeto é a moral, um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. Pode-se afirmar que a ética é uma reflexão sobre a moral.
A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
QUESTÃO 03:
Pode-se dizer que o verbete “ético para condutas antiéticas”, provoca uma visão diversificada em duas esferas: uma esfera interna em que há a crença da existência de uma conduta ética por parte de um determinado grupo, seja de criminosos, terroristas ou poderosos, e, uma esfera externa em que se enquadra a sociedade de modo geral, que julga como condutas antiéticas e criminosas ações que geram certos transtornos ao andamento social.
Um exemplo de um entendimento, da ética do crime, é um fato que geralmente é presente nas discussões sobre a redução da maioridade penal, por haver entre os criminosos a prática que, entre eles é julgada ética, de um menor de idade assumir determinado crime praticado por terceiros, pelo fato da inimputabilidade que gera a sua menoridade. O que é algo que se pode dizer antiético, pois, a conseqüência jurídica deve ser imposta a quem praticou e participou do ato ilícito. Outro exemplo da suposta ética do crime, que ocorre por parte de muitos criminosos, é o fato de não entregar, os outros participantes e companheiros da ação praticada.
Portanto, a pode-se dizer que a ética deve ter caráter universal, e não só para um determinado grupo. Um crime, terrorismo ou uma criação de ética por conta de certo poder encarregado, não podem se designar ética em si, pois o fazer o correto é que faz a ética.
QUESTÃO 04:
O vazio ético é o momento em que tudo o que se sabia, o que fundamentava a ética está posto em discussão, ou melhor, não existe. Sejam os princípios religiosos, seja tudo o que coloca fora do ser humano as respostas para as perguntas éticas. Daí surge à possibilidade de uma nova abordagem do conteúdo ético. Este vazio acontece por causa do desenvolvimento tecnológico, que faz com que os questionamentos se aprofundem e que respostas superficiais não consigam resolve-los. Não bastasse isso, ainda acomete-nos uma grande ausência de sentido. As coisas não fazem sentido.
A atualidade é considerada a era do obscurantismo, momento de retrocesso da moral. Tal descontentamento é conseqüência da falta de freqüentar as promessas. Muito do que ocorre de ruim na sociedade reflexo da crise ética. Seja a degradação do meio ambiente ou simplesmente a violência exacerbada. Este momento em que estamos é chamado de vazio ético.
Questão 05:
A ética e a morte seguem um pressuposto de respeito que se deve ter com cada cultura,cada comportamento,cada vivencia de cada povo.Devemos ser éticos ate nesse momento da passagem da vida,devemos respeitar antes de tudo,todos independente de crença ,raça ou cor.
QUESTAO 6:
As muitas crises que abalam o mundo atual, não constituem senão múltiplos aspectos de uma crise fundamental, que tem como campo de ação o próprio homem. A evolução da sociedade moderna tem deflagrado uma grave crise ética, o pluralismo ético.Os sinais desta crise são evidentes. A opinião publica tomou consciência dela, sobretudo com relação á ética publica traduzida na falta de honradez na vida política, profissional e particular. A crise esta profundamente ligada a um longo processo histórico.Numa sociedade tradicional,ética e religião estão estreitamente associadas e a igreja as vezes associada ao poder,se torna guardiã da moral,exercendo um controle religioso sobre a conduta dos cidadãos.Na sociedade moderna,a ética caminhou para autonomia ,distinguindo-se do religioso e do sagrado.Mais recentemente,a própria consciência tem sido posta em duvida,Enquanto na sociedade tradicional ela é o lugar onde a exigência ética se manifesta com mais evidencia e vigor,indicando o que é bom exigindo uma ação coerente,hoje é vista por muitos como nada mais do que uma forma de censura da liberdade.Enfim a ética na sociedade contemporânea vem sendo violada pelo simples fato que as pessoas estão deixando de lado a sua moral,passando por
de tudo e de todos,sem levar em conta a ética,a moral que rege uma sociedade.
QUESTÃO 07:
O novo contrato social implica em superar as diferenças sociais que prevalecem hoje na maioria dos países e que também separam as nações. Precisamos de planejamento participativo baseado na ciência moderna, mas não só com o planejamento. Para que esse planejamento tenha condições de propor soluções válidas, tem que garantir a segurança alimentar. Temos que ter uma estratégia de saída gradual das energias fósseis. Devemos repensar até onde podemos aumentar o fundo de desenvolvimento internacional sócia e ambiental
...