Eu etiqueta
Por: João Bosco Alves • 23/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 201 Visualizações
Gestão de Pessoas
Conceito de Organização
Sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos). Esse objetivo é sempre um produto ou um serviço. Este sistema de recursos é composto por Pessoas, Informação, Conhecimento, Espaço, Tempo, Dinheiro e Instalações.
Dois componentes importantes: processo de transformação e divisão do trabalho.
Desempenho da Organização
Eficácia: realização de objetivos; relação objetivo x resultado; visão externa. Quando o resultado é igual ao objetivo a Organização foi eficaz. Quando o resultado não atinge o objetivo ela foi ineficaz. É uma visão externa pois é o ponto de vista do cliente, ou seja, se ele recebeu ou não o serviço ou o produto.
Exemplo Gráfico da Relação Resultado x Objetivo de uma Organização Ineficaz
Exemplo Gráfico da Relação Resultado x Objetivo de uma Organização Eficaz
Eficiência: utilização dos recursos de forma produtiva, de maneira econômica; relação resultado x recursos; visão interna. Conceito relacionado a boa utilização dos recursos. Ser produtivo. Econômico. Obtendo os resultados da maneira mais barata possível. Visão interna pois interessa ao administrador, quando mais resultado com menor gasto maior será seu lucro.
Exemplo Gráfico da Relação Recurso x Resultado de uma Organização Eficiente
Exemplo Gráfico da Relação Recursos x Resultado de uma Organização Ineficiente
Efetividade: relação resultado x impacto. É medida pelo impacto que os resultados da organização tenham. Por exemplo, uma prefeitura tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da cidade X. e para isso constrói uma escola. Ela consegue ser eficiente, atingindo o resultado da maneira mais econômica, consumindo o mínimo de recurso. Ela consegue ser eficaz ao concluir a obra. Porém, a construção da escola não tem impacto no objetivo principal, não conseguindo alcançar a melhoria na qualidade de vida, desejada pela prefeitura. Esta ação foi eficaz, eficiente porém não foi efetiva.
Elefante Branco vê a copa do mundo no brasil, exemplo de falta de efetividade.[pic 1]
Lembre-se:
O papel da administração é assegurar a eficiência, eficácia e efetividade das organizações.
Recursos Humanos
Os Recursos humanos tem a função de apoio, de assessoramento, de ajudar as outras áreas da organização. É uma atividade de linha porém sua função é de assessoramento (staff ou estafe).
As pessoas são o grande diferencial de uma empresa. Duas empresas poderão ter a mesma estrutura, mas o seu estafe será sempre distinto.
Modelos de Administração
Modelo Diretivo: Subordinado sem liberdade para discutir problemas com superiores. O administrador não acredita na capacidade do seu subordinado de perceber e encontrar soluções para os problemas.
Atitudes desfavoráveis em relação à empresa. Informação de cima para baixo, distorcida e imprecisa. O administrador dá ordem, sem grandes explicações.
Processo de interação limitado. Ora sem discutir problemas apenas cumprindo ordem, a interação é limitada.
Definição de metas apenas no topo da organização, sem participação dos níveis inferiores.
Controle centralizado. As decisões mais importantes são tomadas no topo, por aqueles que mandam. Ponto positivo: as decisões são padronizadas, mais coerentes porque são tomadas pelas mesmas pessoas. Ponto negativo: as pessoas são desmotivadas pela falta de autonomia. O funcionário se compromete menos com a organização.
Modelo Participativo
Processo de liderança envolve confiança entre superiores e subordinados. O subordinado tem autonomia e participa de decisões e projetos (o que resulta em mais comprometimento com a empresa).
A motivação tem por base a participação das pessoas.
A informação corre livremente em todos os sentidos.
Processo de interação é livre, de modo que as pessoas influenciem nos objetivos.
Definição participativa de metas
Controle disperso, baseado no autocontrole (cada um por si). Existe uma menor vigilância sobre como as atividades são desempenhadas.
Metas elevadas de desempenho aceita por todos. Como existe uma negociação sobre as metas, elas são aceitas por todos.
Modelo diretivo → organizações mecanicistas → autoridade hierarquia e obediência
modelo participativo → organizações orgânicas → autogestão disciplina e autonomia
Nada impede que as organizações se utilizem dos dois modelos, na realidade quase todas as organizações são hibridas.
A descentralização é o oposto. Não existe padronização do serviço, as vezes duas filiais administradas por pessoas diferentes tem resultados muito distintos.
Modelo de Organização Mecanicista:
adequada a condições estáveis ou seja uma organização que não lidam com muitas mudanças.
Tarefas especializadas e precisas. A ideia do filme de charlie chaplin de super especialização e precisão repetitiva.
...