Fichamento referente ao texto “Desenvolvimento sustentável”
Por: veveity • 16/5/2017 • Trabalho acadêmico • 664 Palavras (3 Páginas) • 844 Visualizações
Página 1 de 3
Fichamento referente ao texto “Desenvolvimento sustentável”
- Fonte: Cortez, p.429
- Ano: 1995.
- Local de publicação: São Paulo
- Título da obra: Desenvolvimento sustentável
- Autor (a): Mariana Ceccato Mendes
- Tema: Desenvolvimento e natureza: estudos parra uma sociedade sustentável.
- Palavras-chave: Desenvolvimento, Sustentável, ambiente, tecnologia, equilíbrio, proteção, riquezas, qualidade, vida, justiça, social.
- Assunto: Desenvolvimento em harmonia para uma sociedade sustentável, onde seja possível usufruir qualitativamente de status e comodidade, sem, entretanto degradar fauna e flora, que são finitos, ao contrario dos anseios do homem.
- Desmembramento de ideia individual dos parágrafos:
- 1°: desenvolvimento econômico sustentável, de forma a preservar o ambiente e a sociedade sem gerar desequilíbrios exorbitantes.
- 2°: conciliação do progresso da tecnologia com as limitações do planeta em debate, na busca por justiça e equidade social.
- 3°: proteção ao ambiente deve ser entendida como parte do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente, onde surge a diferença entre crescimento e desenvolvimento posto.
- 4°: trabalha os 6 aspectos prioritários em se tratando de desenvolvimento sustentável que devem ser entendidos como meta: satisfação das necessidades, solidariedade com gerações futuras; participação da população envolvida; preservação dos recursos naturais; sistema social estável e seguro; programas educativos.
- 5°: educação ambiental como parte vital e indispensável ao ser humano enquanto ser no mundo.
- Objetivo: informar e induzir ao leitor a equiparar a vida em sociedade com o desenvolvimento sustentável, com discernimento, de forma a explicar e fazer-se compreender a importância tal ato.
- Definição de conceitos:
- Desenvolvimento sustentável: desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
- Crescimento econômico: (crescimento econômico: aumento da capacidade produtiva de uma economia medida por variáveis tais como produto interno bruto, produto nacional bruto).
- Desenvolvimento econômico: o processo pelo qual ocorre uma variação positiva das "variáveis quantitativas" (crescimento econômico: aumento da capacidade produtiva de uma economia medida por variáveis tais como produto interno bruto, produto nacional bruto), acompanhado de variações positivas das "variáveis qualitativas" (melhorias nos aspectos relacionados com) a qualidade de vida, educação, saúde, infraestrutura e profundas mudanças da estrutura socioeconômica de uma região e ou país, medidas por indicadores sociais.
- Degradação ambiental: é o processo pela qual se tem uma redução dos potenciais recursos renováveis provocada por uma combinação de agentes que usufruem do ambiente de forma exacerbada sem preocupação com o desgaste provocado.
- Equidade: consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça e igualdade.
- Justiça social: fundamentado em certos preceitos morais e políticos que cuidam de questões como igualdade de direitos, garantia de direitos básicos e, ainda, solidariedade coletiva.
- Citação referente:
- “... A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver-se de uma forma sustentável, entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações em encontrar suas próprias necessidades.” (Agenda 21- parágrafo 2°- linhas 6 a 9).
- “... Equilíbrio entre tecnologia e ambiente, relevando-se os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca de equidade e justiça social...” (propõem os estudiosos em Desenvolvimento sustentável – parágrafo 2°- linhas 15 a 17).
- Informe declaratório: Desde a inserção do capitalismo no cotidiano do ser humano- enquanto este se desenvolvia psicossocialmente- o uso de tecnologia como aprimoramento/fonte para sua ascendência econômica e como um indivíduo tornou-se crucial para que houvesse a evolução da espécie humana. Isto posto, os recursos naturais provenientes da fauna e flora acessíveis ao homem, foram exauridos, consumidos de forma errônea, beirando a exaustão daqueles, o que propiciou à sociedade um modelo equivocado da compreensão de seu papel socioambiental. Destarte, o modelo de sobrevivência desestabilizou o meio ecológico, o que fez o ser impetrar sobre sua forma de subsistência e, doravante, se sensibilizar pelas consequências de seus atos, fomentando que, como parte da natureza, será recíproca a forma de retribuir dessa ao ser humano, ou seja, como parte integrada, o que for realizado em detrimento da natureza lesará o homem e suas gerações vindouras.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com