Filme - Justiça para Todos
Por: bfonseca77 • 2/11/2015 • Resenha • 326 Palavras (2 Páginas) • 4.191 Visualizações
O filme se inicia com o advogado Arthur Kirkland preso pelo juiz Henry T. Fleming, após o mesmo se negar a ver as provas de Inocência do cliente dele que chegaram três dias depois do prazo estipulado.
Arthur,o personagem principal é caracterizado por conta de colocar seus valores humanos na frente dos valores éticos, que insatisfeito com o funcionamento do sistema judiciário, sempre busca fazer a justiça com verdade, inteiramente íntegro e sem nenhuma ligação política.
O relacionamento de Kirkland com o seu avô é de puro carinho e amor pois ele foi criado pelo o avô após ser abandonado pelos seus pais e influenciado por ele acabou se tornando advogado.
O perfil do juiz Fleming aparenta ser de um senhor autoritário, inflexível e que aplica a lei à risca.
Arthur Kirkland se encontra num impasse ao ter que defender contra a sua vontade o juiz, preso e acusado de violentar sexualmente uma mulher, quew caso o advogado não aceite defender o juiz, essa decisão poderá atrapalhar a sua carreira jurídica.
O filme justiça para todos aponta diversas críticas as falhas do sistema judiciário que não ocorrem somente no Brasil e sim no mundo inteiro, como por exemplo, o poder aquisitivo dos réus e suas posições sociais que ocasionaram tratamentos (justiça) diferente e o fato do tratamento com o travesti (que mostra o desrespeito aos direitos humanos e jurídicos).
Em geral, a obra faz uma crítica ao sistema judiciário, retratando a injustiça para com os pobres, a má aplicação da lei e da fiscalização e os ricos sempre saem ganhando.
Nós brasileiros precisamos pensar em proposições para melhorar o sistema judiciário do nosso país, atualmente a questão é a demora dos processos, necessitamos de mais servidores, novas varas, pois são milhares de processos parados e precisamos também pensar em maneiras para acabar de vez com a corrupção e com o preconceito pois perante a lei somos todos iguais não importa sua raça, cor, religião e opção sexual.
...