Funcionamento da APAC
Por: clarabsilva • 12/4/2016 • Trabalho acadêmico • 828 Palavras (4 Páginas) • 358 Visualizações
Página 1 de 4
APAC
A primeira APAC (Associação de Assistência ao Condenado) brasileira, foi criada em 1972. Em Paracatu, Minas Gerais, ela existe desde 25 de maio de 2010. Esta instituição foi criada com o objetivo de ressocializar os criminosos, que depois de cumprida a pena, retornam a sociedade.
Existem três regimes, o fechado, aberto e semiaberto. Todos se apresentam de maneira distinta, ou seja, não possuem nenhum tipo de ligação. Todos os regimistas são igualitários, nenhum deles é julgado elo delito que cometeu, e a progressão de regimes ocorre de acordo com o pagamento da pena.
A instituição almeja que todos os recuperandos retornem bem para o ambiente em que vivem. Para que isso seja efetuado com sucesso, todos participam de eventos religiosos, não mantendo contato com nenhum tipo de droga.
Para que a organização seja mantida, os portões se fecham as 21(vinte e uma) horas. São os próprios habitantes que cuidam do lugar, recebendo atendimentos médico, odontológico, nutricional e psicológico, dentro da própria associação.
Regime fechado
O regime fechado é composto por indivíduos que cometeram crimes mais graves contra a estabilidade da esfera social. Estes são impedidos de manter contato direto com a sociedade em que vive, residindo temporariamente na APAC, onde desfrutam de todo o necessário para a sua sobrevivência.
Aos domingos os recuperandos recebem visitas, dentro do acordo de horários planejados, de até 6 (seis) adultos, e qualquer quantidade de crianças. Quinzenalmente, podem receber visitas íntimas, com duração de 13 (treze) horas, na condição de higienizar a suíte antes, e depois do uso.
A APAC de Paracatu é estruturada para internar 37 (trinta e sete) indivíduos. Atualmente, se encontram 36 (trinta e seis), distribuídos em grupos de 6 (seis) pessoas, em 6 (seis) celas, havendo uma em construção.
Possuem o livre acesso à biblioteca, assistem a aulas da primeira a quarta série, frequentam a quadra de esportes,de acordo com o horário programado, e também confeccionam alguns objetos.
Conclusão
A qualquer regime se tem a ideia de abandono, e desordem. Porém, ao visitar a instituição da APAC de Paracatu, percebemos que há outra realidade daquela que estamos atrelados. Existe um controle nas relações de todos os delituosos que residem. Desde a sua criação, só presenciaram uma fuga, não havendo qualquer tipo de rebelião dentro do ambiente. Eles recebem um bom tratamento, e esperançosos, torcemos para que a principal meta desse isolamento seja efetuada com êxito, a ressocialização harmônica de tais indivíduos dentro da sociedade.
FACULDADE ATENAS
CURSO DE DIREITO
PERÍODO: 1º TURMA: BETA
DISCIPLINA: CRIMINOLOGIA
PROFESSOR: NARLA DIANA
VISITA A APAC: REGIME FECHADO
Por:
Cristyan Dannylo; Isabela Neiva;
Jéssica; João Carlos;
João Marcos; Jonatas Pereira;
José Maurício; Josué Simão;
Júlio César; Letícia;
Luana Aparecida; Maria Clara;
Matheus Campos; Monique Marques;
Murilo Silvério; Nágila Caroline;
Nájla Xavier; Rhavana Gonzaga;
Rosimeire; Silvânia;
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com