TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da metologia cientifica

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 5

FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste
Docente: Ana Paula Lima

Discente: Allisson Pereira dos Santos

Disciplina: MPC

Curso: Direito - I semestre - A

BARROS, Aidil. Lehfeld, Neide. Fundamentos de Metodologia Científica. 3ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

  1. Metodologia científica:
  1. “A Metodologia científica é a disciplina que confere os caminhos necessários para o auto-aprendizado, em que o aluno é sujeito do processo, aprendendo a pesquisar e difundir o conhecimento obtido. ’’ (pg.1)
  2. “É entendida como uma disciplina que se relaciona com a epistemologia. ’’ (pg.1)
  1. Fundamentos:
  1. “A metodologia, quando aplicada, examina e avalia os métodos e as técnicas de pesquisa, bem como a geração ou verificação de novos métodos que conduzem à captação e ao processamento de informações com vistas à resolução de problemas de investigação. ’’ (pg.2)
  2.  “Por meio da metodologia científica, aluno, professor e pesquisador conseguem um contato mediador do conhecimento pelo questionamento construtivo e reconstrutivo de objeto de pesquisa, possibilitando a colocação do saber no plano sócio histórico e ético-político. ‘’(pg.2)
  3. “A metodologia é, pois, o estudo da melhor maneira de abordar determinados problemas no estado atual de nossos conhecimentos. Não procura soluções, mas escolhe maneiras de encontrá-las, integrando o que se sabe a respeito dos métodos em vigor nas diferentes disciplinas científicas ou filosóficas.” (pg.2)
  1. A metodologia e a universidade:
  1. “Como suporte da pesquisa, essa disciplina se formaliza na postura de pesquisador à medida que permite o questionamento sistemático da realidade. Nesse ponto, Torna-se necessário esclarecer que essa percepção somente terá relevância quando alicerçada nas concepções da ética e dos valores, no sentido de romper com o tecnicismo empírico, muitas vezes predominante no universo acadêmico da ciência. ‘’(pg.3)
  2. “De maneira operacional, a metodologia se define como o estudo crítico do método e também como a lógica particular de uma disciplina. ‘’(pg.3)
  3. “No plano da metodologia científica, métodos, procedimentos técnicos e referenciais epistemológicos são componentes inseparáveis na investigação.’’ (pg.4)
  4. “Portanto, a metodologia não pode ser reduzida a uma simples aplicação de técnicas, como se, em decorrência do rigor da aplicação delas, pudéssemos ter pesquisas ‘boas’ e ‘más’. ‘’(pg.4)
  5. “Não se pode confundir ‘método’ e ‘técnica’. A técnica assegura e instrumentaliza a ação das fases metodológicas. O método estabelece de modo geral ‘o que fazer’, e a técnica nos dá ‘o como fazer’, isto é, a maneira mais hábil, mais perfeita de executar uma ação.’’ (pg.5)
  1. A importância da metodologia científica:
  1. “Com relação à importância da disciplina metodologia científica, ela é baseada na apresentação e no exame de diretrizes aptas a instrumentar o universitário no que tange ao estudo e ao aprendizado’’ (pg.5)
  2. “Como objetivos precípuos da universidade são ensinar e divulgar o procedimento científico, formar cientistas e desenvolver o conhecimento, leva-se em conta o estímulo do pensamento produtivo ao conhecimento sistemático, à criatividade e ao espírito crítico. ’’ (pg.5)
  3. “Estudamos para compreender e entender as coisas que nos cercam. À medida que você aprende a estudar e adquirir bons hábitos de estudo, gastará, menos tempo e estará estudando mais. A ‘organização’ e a ‘sistematização’ são dois aspectos fundamentais para o bom desenvolvimento do estudo. ’’ (pag.6)
  4. “A metodologia auxilia e orienta o universitário no processo de investigação para tomar decisões oportunas na busca do saber e na formação do estado de espírito crítico e de hábitos correspondentes necessários ao processo de investigação científica. ’’(pg.6)
  5. “O uso controlado de processos metodológicos permitirá ao estudante o desenvolvimento de seu raciocínio lógico e de sua criatividade. ”(pg.7)
  6. “Por conseguinte, é fundamental conter em seu projeto de estudo e de formação certos recursos tidos como imprescindíveis ao seu crescimento, tais como: a adoção de materiais técnicos e capacidade de domínio operacional dos mesmos, a formação de um acervo de conceitos fundamentais e informações precisas, além do domínio de técnicas baseado em um rigoroso controle de lógica. ”(pg.7)
  1. Objetivos da disciplina metodologia científica:
  1. “A disciplina metodologia científica, que se expressa na composição da metodologia do trabalho científico e a metodologia da pesquisa, deve ser uma matéria instrumental a serviço de uma proposta de trabalho universitário. A universidade precisa ser entendida como local crítico por excelência do projeto dessa própria comunidade universitária. ’’(pg.7)
  2. “Por meio da metodologia científica cria-se ou estimula-se o desenvolvimento do espírito crítico e observador do aluno, além da disciplina nos estudos, para que ele possa ver a realidade com toda sua nudez, analisando-a e refletindo sobre à luz de concepção filosófica e teóricas. ”(pg.7).
  1. A universidade e a história: breves reflexões:
  1. “A universidade surge em uma época de transição, em que a Europa dos dogmas e do feudalismo caminha para o renascimento do conhecimento e para a racionalidade científica. ”(pg.8)
  2. ‘’Pode-se concluir que a universidade, ao longo da sua história, aparece como fonte da construção da utopia de um mundo mais justo e mais igualitário em razão da sua produção científica e tecnológica. ”(pg.9)
  1. A universidade e a metodologia científica:
  1. “Conceituar ‘universidade’ significa a indicar atributos de natureza técnico- científica e de natureza filosófica para atingir um domínio amplo e mais profundo. ”(pg.11)
  2. “Desse ponto de vista, a universidade é a expressão ideal nascente da experiência concreta, em uma prospecção de passado e em uma perspectiva de presente e futuralidade. Funciona, porém, como o permanente no transitório, em relação, a aprendizagem, conhecimento e pesquisa. ”(pg.11)
  3. “Podemos dizer que todas as grandes estruturas universitárias modernas são definidas como produto da vida de seus povos. ”(pg.11)
  4. “Quando se relaciona ‘metodologia científica’ e ‘universidade’, é necessário salientar não só o papel instrumental da disciplina em relação ao apoio que oferece ao universitário, mas também o papel ético-político quando da ênfase à necessidade da busca do conhecimento da verdade e formação do espírito crítico do estudante para análise, reflexão e participação dos fatos sociais do meio de que faz parte. ”(pg.11)
  5. “A metodologia científica estrutura-se, portanto, de forma que possa contribuir para que a universidade desenvolva as funções que lhes são impostas diante das necessidades culturais e econômicas emergentes. Dessa forma, vem para auxiliar na formação profissional do estudante.” (pg.12)
  6. “A disciplina vem, portanto, fornecer os pressupostos do trabalho científico, ou seja, normas técnicas e métodos reconhecidos pelo uso entre cientistas, referentes ao planejamento da investigação científica, à estrutura e aplicação e à representação e comunicação dos seus resultados. ”(pg.12)
  7. “Como afirma Demo (1996), é necessário ter uma nova noção de aluno na universidade, isto é, não mais como alguém subalterno e ignorante que busca somente ensinamentos para fazer avaliações e passar de ano. Aprendendo a pensar, a pesquisar e a formar seu espírito científico, o universitário obterá conhecimento novos e, ao mesmo tempo, se construirá como ser ativo e participante da história. ’’(pg.10)

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com