Atps De Metologia E Fundamentos De Ciências
Casos: Atps De Metologia E Fundamentos De Ciências. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciasalgueiro • 22/3/2014 • 1.542 Palavras (7 Páginas) • 327 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Competências Profissionais
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Competências Profissionais”, sob orientação do professor-tutor à distância Ma. Gilse T. lazzari Perosa
Valparaíso de Goiás
2013
Introdução
Neste trabalho encontraremos o perfil de uma escola onde se encontra dificuldades para trabalhar devido a falta de espaço para jogos , uma implantação para biblioteca, ficando difícil realizar atividades que contribuam para o ensino aprendizagem , veremos também a importância do lúdico , como aumenta o prazer pela aprendizagem, o papel do professor que é de extrema importância na prática pedagógica, a elaboração de um projeto cujo o objetivo do é oferecer ao aluno possibilidades de desenvolverem a criatividade e o hábito pela leitura.
Escola Prudente de Morais situada em Santo Antônio do Descoberto (GO), a escola funciona no período matutino, vespertino e também noturno, no turno matutino e vespertino são as séries do primeiro ao quinto ano e no turno da noite é trabalhado com EJA do primeiro ano ao nono ano:
• Diretora: Sirleia Amaral,
• Coordenador: Edvan Quirino,
• Quantidade de professores ao todo: 20 professores; e
• Funcionários: sete funcionários para a melhoria e higienização da escola.
A escola é de uma estrutura carente, pois serve á uma comunidade carente e precária ao nível da educação, é uma escola pública, que por mais que seja uma escola abandonada na visão da política trabalham ótimos pedagogos com grandes habilidades em sua função, mas que não tem o recurso válido para que essa seja feita ao aluno.
A escola tem um pátio pequeno, e dez salas, sendo assim, dois primeiro ano, dois segundo ano, dois terceiro ano, dois quarto ano, dois quinto ano, assim também é seguido no turno da tarde.Na escola não há espaço adequado para que haja uma interação constante entre a escola e os alunos, não há lugar para as brincadeiras de ludicidade como também não há uma biblioteca onde se possa pesquisar o conhecimento fora da sala de aula.O uso de jogos dentro de sala de aula é um recurso de grande utilidade para o professor e aluno, pois são recursos que colaboram muito com o conteúdo que estar sendo proposto para o aluno fazendo assim ele pensar em como resolvê-lo, assim a tarefa se torna divertida e á um entendimento maior do que o esperado.
A importância do lúdico na aprendizagem é de extrema importância, segundo Vygotski (1988) indica a relevância de brinquedos e brincadeiras como indispensáveis para a criação da situação imaginária.
Quando se aprende brincando tudo se torna mais prazeroso e há um bom entendimento. O lúdico quando colocado em sala de aula ou fora dela também é válido, a criança quando é estimulada a aprender brincando o prazer da aprendizagem aumentam, suas colaborações vem espontaneamente.
O papel do professor na prática pedagógica é de extrema importância, pois o professor não estar apenas trabalhando matérias concretas, mas sim trabalhando também o pensar crítico dos seres humanos, influenciando assim o que eles trazem da sociedade para a sala de aula. Segundo Paulo Freire “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, á curiosidade, ás perguntas dos alunos, as suas inibições: um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho a de ensinar e não a de transferir conhecimento”.
De acordo com pensamento de Paulo Freire ser educador não é transferir conteúdo, não é ser o ser que sabe e os outros não sabem, como educador devemos lembrar que cada aluno traz uma bagagem do lado de fora e tem sim seus conhecimentos prévios e como educadores devemos trabalhar com eles em cima desse prévio conhecimento é claro de uma forma que eles possam dizer o que pensam e possam desenvolver o assunto com a sua maneira de pensar e o educador interferir quando for necessário
Projeto
Público-alvo: Alunos do primeiro ano do ensino fundamental em processo de alfabetização.
Perfil da turma: Turma com 32 alunos, crianças bastante interativas.
Tempo de duração: 30 dias equivalente á um mês.
Tema da aula: O papel do professor na prática pedagógica (Incentivo à leitura)
Justificativa: O professor como um membro fundamental da educação tem uma grande contribuição na educação dos alunos, segundo Paulo Freire “a missão do professor é possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos”.
O professor tem como auxiliador do aluno tem a função de por direito deixar que o aluno caminhe sozinho, mostrando o caminho e não levá-lo de mãos dadas ao caminho certo, o docente além de tudo tem que mostrar confiança apresentando ao aluno que por vias de dúvidas ele estará ali para aconselhá-lo.
O professor tem a repensar que ensinar não é transmitir conhecimento e sim fazer com que o aluno transmita o que sabe fazendo assim a conhecer o conteúdo juntos, deixar que o aluno der a sua opinião, opine, questione, assim o professor mostrará que a escola não é um local em que professor fala e o aluno aceita o que estar sendo dito sempre sem ao menos questionar o porquê daquilo ser o que é ou o que dizem ser.
O objetivo do projeto é oferecer ao aluno possibilidades de desenvolverem a criatividade e o hábito pela leitura, além de levá-los a conhecer vários tipos de textos, pois só assim poderão superar as dificuldades de aprendizagem.
Objetivos: Trabalhar com métodos Paulo Freire para que assim haja a compreensão do professor e aluno, qual é a sua importância dentro da educação, fazer com que o aluno compreenda o papel do educador dentro da sala de
...