Fundamentos e Conceitos da ética e da Moral
Por: Luiz Phelipe • 3/10/2023 • Artigo • 429 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
UNIASSELVI
LUIZ PHELIPE BRAGA COELHO
DIFERENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL
CUIABÁ/MT
2023
LUIZ PHELIPE BRAGA COELHO
BREVÍSSIMA ABORDAGEM HSTÓRICA
As ideias, fundamentos e conceitos da ética e da moral estão bem enraizadas no campo filosófico. Reflexões surgiram aproximadamente 500 a 300 a.C. Pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles foram os pioneiros pelas indagações e reflexões no que diz respeito ao agir do Homem.
Ocorre que a questão fundamental levantada relativo à ética e/ou à moral é qual a finalidade de todas as ações humanas?
A palavra êthos assume um papel histórico-social a partir de Aristóteles, a qual foi muito difundida no ocidente em seu sentido estrito no “modo de ser” ou “caráter”.
RELAÇÃO – E DIFERENÇA - ENTRE MORAL E ÉTICA
Muito se discute acerca da distinção entre ética e moral. Em alguns casos, ambos termos são usados indistintamente. Os dois conceitos possuem suas particularidades e, por isso, de difícil precisão. No entanto, quando adentramos no universo científico, a ética não se ocupa do irracional; é uma ciência prática relativo aos atos humanos. Ou seja, se ancora no universo de escolhas de uma conduta, e no raciocínio que leva a tomada de uma suposta decisão. Diante dessa perspectiva, a ética se abriga da reflexão filosófica relativa à conduta humana sob à luz dos atos morais. Mas, afinal, o que podemos entender por moral? A moral ora refere-se aos costumes, ora às regras de conduta admitidas em um grupo ou sociedade. Em suma, um ato humano pode ser aceito para um tipo de comunidade de acordo com sua tradição ou realidade cultural. Neste sentido, a realidade moral, vai se referir ao conjunto desses costumes e dos juízos que são objeto de observação segundo as regras socioculturais daquele local. Daí a compreensão de que a moral é conteúdo da ética. “Poder-se-ia dizer que a moral é a matéria prima da ética”, pois constitui o conjunto de hábitos e prescrições de uma sociedade. Se referem a duas ideias diferentes, mas relacionadas entre si: os costumes dizem respeito aos fatos vividos. A moral explica e é explicada pelos costumes. A moral pretende enunciar as regras, normas e leis que regem, causam e determinam os costumes, ao passo que a ética se reserva ao estudo da moralidade do agir humano.
REFERÊNCIAS
Cubelles SC. Compêndio de ética filosófica e história de la ética. Valência: Edicep; 2002. p.16-7.
Korte G. Iniciação à ética. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira; 1999. p.1-64-115.
Aranguren JLL. Propuestas morales. 4a ed. Madrid: Seleta; 1994. p.23
Naline J. Ética geral e profissional. 2a ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais; 1999. p.73-34-35
Korte G. Iniciação à ética. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira; 1999. p.1-64-115
...