Gaslight, Um Assunto Que Vai Muito Além Da Violência Física: Analise Da Violência Psicológica Na Cidade De Miguel Pereira
Por: Taty Carvalho • 29/3/2023 • Dissertação • 541 Palavras (3 Páginas) • 85 Visualizações
FACULDADE DE MIGUEL PEREIRA- FAMIPE
BACHAREL EM DIREITO
GASLIGHT, UM ASSUNTO QUE VAI MUITO ALÉM DA VIOLÊNCIA FÍSICA: ANALISE DA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA NA CIDADE DE MIGUEL PEREIRA.
TATIANE DA SILVA CARVALHO
Pré-projeto de monografia apresentado como requisito
Básico para apresentação do Trabalho de Conclusão
De Curso.
Orientador(a):
Miguel Pereira/ RJ
2022
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO- TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO .................................................
- JUSTIFICATIVA .....................................................................................................
- OBEJETIVOS .........................................................................................................
3.1- Geral ....................................................................................................................
3.2- Específico ............................................................................................................
- HIPÓTESES ...........................................................................................................
- INTRODUÇÃO- TEMA E PROBLEMÁTICA
O tema que irei apresentar no TCC é Gaslight, onde será abordado a violência psicológica da mulher, como acontece, onde se dá, pontos importantes que mulheres devem se atentar para caracterizar a violência psicológica, o que fazer diante de uma situação dessa, abordar o fato de que se a mulher tomar iniciativas quando sofre a violência psicológica pode evitar uma violência física ou até mesmo um feminicídio e principalmente mostrar que elas estão amparadas pela lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha), onde configura o Gaslight como violência doméstica e familiar no art. 5°.
Trazendo para realidade a problematização do assunto, tendo em vista que o tema ainda não é bem aceito pela sociedade, as mulheres que sofrem a violência psicológica acham que é normal, prova de amor ou momento de raiva e acabando romantizando o assunto e a sociedade leva em conta o velho ditado que “briga de marido e mulher não se mete a colher”.
- JUSTIFICATIVA
Porque abordar o assunto? O motivo pelo qual quero abordar esse assunto é principalmente para alertar as mulheres sobre a importância de não romantizar possíveis atitudes de violência psicológica, trazer possíveis situações de violência psicológica, também trazer a sociedade a realidade que estamos vivendo e mostrar que é possível sim acontecer violências psicológicas.
Pretendo trazer também breves entrevista na região de Miguel Pereira para uma breve análise sobre a violência psicológica na região e mostrar mais um ponto que é nítido de se ver, que muitas das mulheres que sofrem a violência física antes sofreram com certeza a psicológica e que não conseguiram distinguir, romantizaram ou até mesmo se sentem envergonhada de expor essa situação. Trazendo para a sociedade que se passarem a priorizar ao invés de romantizar a violência psicológica pode evitar muitas violências físicas e até feminicídios.
...