TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hermenêutica no Processo do trabalho

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

DIREITO

9º SEMESTRE

DISCIPLINA: PROCESSO DO TRABALHO

ALUNO: TÚLIO ALVES PIANCÓ

HERMENÊUTICA

        A hermenêutica jurídica é a ciência responsável pela interpretação das normas jurídicas, sendo assim, organiza princípios e regras objetivando uma adequada interpretação do Direito. A sua importância é nitidamente demonstrada diante da expressa necessidade de interpretação das leis visando o bem comum, e evitando atitudes arbitrárias.

        Inicialmente convém fazer a distinção entre hermenêutica e interpretação, muitas vezes confundidas: a Hermenêutica trata de regras sobre regras jurídicas, de seu alcance, sua validade, investigando sua origem, seu desenvolvimento etc. A interpretação tem caráter concreto, seguindo um a via preestabelecida, em caráter abstrato, pela hermenêutica.

        A hermenêutica compreende a interpretação, integração e aplicação do direito.

1. Interpretação

        Kelsen conceitua a interpretação como "uma operação mental que acompanha o processo de aplicação do Direito no seu progredir de uma escalação superior para a um escalão inferior".

        São diversos os métodos interpretativos, não existindo hierarquia em sua utilização. Dentre os vários métodos de interpretação existentes, destacam-se: às interpretações quanto à origem, quanto aos resultados e quanto aos métodos.

        Nas interpretações quanto à origem, têm-se como exemplo, aquelas em que são feitas no mesmo órgão em que se elabora a lei, a interpretação feita pelos tribunais em sua jurisprudência e a interpretação provida dos doutrinadores jurídicos.

        Quanto aos resultados destacam-se a interpretação declarativa, onde há compatibilidade do texto da norma com o seu sentido, restritiva, onde o texto da lei restringe-se à disposição legal, e a interpretação extensiva, onde O texto da Lei é menos conclusivo que a sua intenção e Amplia-se o significado literal para a obtenção do efeito prático.

        A interpretação quanto ao método é composta pelos métodos gramatical, que busca o sentido do texto normativo, com base nas regras comuns da língua, de modo a se extrair dos sentidos oferecidos pela linguagem ordinária os sentidos imediatos das palavras empregadas pelo legislador, método lógico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com