Historia
Por: Cicero Thiago Silva • 1/12/2015 • Projeto de pesquisa • 767 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
TRABALHO
DE
HISTÓRIA
Temas: Plano trienal de João Goulart
Comissão de verdade de 2012
Protesto de 2013 no Brasil
Nome: Roberta Vivian Campos Severino
Prof.: Leonardo
Série: 9° ano Turma: A Turno: Manhã
Plano trienal de João Goulart
Foi elaborado durante o seu governo, com a tentativa de acabar com os altos indicies da inflação brasileira. O Brasil passou por altos problemas em sua economia de 1961 à 1963.Em 1962,Jango reuniu sua equipe para elaborar medidas que acabassem com esse problema, que já estava nos seus 70%.O Plano Trienal visava combater esta inflação e fazer com que o Brasil crescesse cerca de 7% ao ano. Sua execução partia da substituição de mercadorias importadas por mercadorias nacionais ,mas claro que tudo de forma gradual, ao fazer isto, acreditaram que o comercio nacional iria crescer, a mercadoria seria mais valorizada e assim o país iria crescer sem precisar de ajuda externa. Mas nem tudo é perfeito! As crenças que tinham com essa proposta, eram surreais, principalmente de terem aumentado os salários, os impostos e as tarifas, além da busca de recursos externos em meio a uma política de combate ao produto estrangeiro. O plano acabou servindo para aumentar a instabilidade política nacional. Toda essa elaboração não redeu o esperado, e as criticas ao atual presidente aumentaram. Jango já desesperado, começou a editar decretos-leis com a tentativa de corrigir esta situação e começou a defender a Reforma Agrária no Brasil. Infelizmente, a Reforma Agrária acabou sendo associada ao socialismo. O resultado de toda esta história, foi o golpe de 1964, dado pelo militares, que retirou o Jango do poder e deu inicio a uma Ditadura.
Comissão da Verdade de 2012
A comissão da verdade visa investigar os crimes cometidos pelos militares ao longo do Século XX. Em 2012, o governo federal reuniu um grupo para integrar na chamada Comissão da Verdade. Essa comissão tem por objetivo investigar os crimes feitos pelo Estado brasileiro, principalmente os ocorridos entre a “Era Vargas” e a Ditadura Civil/Militar. Sua importância se concentra em revelar vários incidentes ocasionados por militares que representavam o governo do país, abusos, prisões, torturas e mortes que contrariavam os direitos humanos do país. A parti desta comissão, vários arquivos que estavam em sigilo serão investigados, e os nome que estiver entre esses arquivos será chamado para depor. Porém, a comissão não tem o poder de prender as pessoas que, comprovadamente, realizaram crimes desta natureza, já que foi assinado uma lei que dava perdão aos militares, a Lei da Anistia. Através da comissão poderá se saber e entender mais sobre essa parte da história do nosso país.
Protestos de 2013 no Brasil
O Brasil estava empolgado com o momento que estava vivendo, milhares de pessoas indo para as ruas protestar, porém alguns não apoiam e ainda se assustam – no caso, os políticos. O fato é que os protestantes estavam criando um “alarme especial”, pois nem com as respostas dos momentos vividos no Brasil (corrupção é um dos principais), o povo deixou de ir ás ruas. Normal, essas manifestações são acontecimentos cíclicos, surgem quando tem algum problema social (na maioria das vezes). Cada geração tem seu lema, o lema dessa vez é “O Brasil acordou” ou “O gigante acordou” ou “Revolta dos 20 centavos”. É um processo lento e gradual do amadurecimento da democracia, que acaba sempre com dois passos para frente e um para trás. O motivo dessas manifestações não é um só, grupos diferentes se juntaram para defender alguma coisa, a maioria é pela corrupção, pelo aumento da passagem do ônibus, etc., onde o principal mobilizador são as redes sociais.
...