IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA LONGEVIDADE NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Por: Desiree Reis Rodrigues • 3/6/2019 • Monografia • 20.835 Palavras (84 Páginas) • 297 Visualizações
FACULDADE DAMÁSIO EDUCACIONAL I DEVRY BRASIL
CURSO DE DIREITO
DESIREE REIS RODRIGUES
IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA LONGEVIDADE
NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
SÃO PAULO
2017
DESIREE REIS RODRIGUES
IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA LONGEVIDADE
NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
[pic 1]
SÃO PAULO
2017
DESIREE REIS RODRIGUES
IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA LONGEVIDADE
NA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
[pic 2]
BANCA EXAMINADORA
Aprovada em:
_________________________________________________________
Prof.ª Doutora Renata Orsi Bulgueroni (Orientadora)
Faculdade Damásio
_________________________________________________________
Prof.
Faculdade Damásio
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
Biblioteca Jorge Eduardo Saraiva
___________________________________________________________
349.3
R696i
Rodrigues, Desiree Reis
Impactos sociais e econômicos da longevidade na previdência complementar/ Desiree Reis Rodrigues. -- São Paulo: Faculdade Damásio | Devry Brasil, 2017.
70f. Ii.
Trabalho de Conclusão de Curso de Direito (Graduação). Faculdade Damásio Educacional | Devry Brasil.
Orientador: Renata Orsi Bulgueroni
- Previdência Social. 2. Reforma previdenciária. 3. Expectativa de vida. I. Bulgueroni, Renata Orsi. II. Título.
___________________________________________________________
Ao Autor e Consumador da minha fé.
AGRADECIMENTOS
“Até aqui o Senhor me ajudou”. 1ª Samuel 7.12. Não poderia começar meus agradecimentos sem antes expressar o significado deste Deus tão maravilhoso em minha vida. Ele permitiu que eu chegasse até aqui, com Sua graça e misericórdia que me sustentaram a cada dia dessa grande jornada.
Aos meus pais, Rosangela Maria dos Reis e Edson Rodrigues da Conceição, aos meus irmãos e a toda minha família, que me ajudaram a conquistar este sonho me apoiando em todos os detalhes, em especial, à minha mãe, que me inspirou a permanecer inabalável em minha trajetória com sua sabedoria e amor. À minha tia, Fabiana Regina dos Reis, à minha prima, Isabella de Sousa, instrumentos usados por Deus que me motivaram desde o início a enfrentar todos os obstáculos e à minha irmã, Veruska dos Reis Conceição por seu companheirismo diário, longanimidade e amor.
Aos meus líderes na fé, Prs. Robson e Luciana, que intercederam em todo tempo ao meu favor, me ensinando, corrigindo e incentivando a alcançar os sonhos de Deus para mim. Ao meu namorado, Mateus Bispo de Sousa, por seu imenso amor e paciência, que esteve comigo nos momentos bons e ruins, me trazendo alegria e entusiasmo. À minha sogra e segunda mãe, Djaci Gonçalves Bispo, que com seu destemor, carinho e afeto me incentivou a crescer e alcançar meus objetivos.
A todos da Visão Prev, que fizeram dos meus últimos anos da graduação momentos inesquecíveis com eternos aprendizados na área de previdência complementar, em especial, ao departamento jurídico e a Elaine Turatti, que acreditou em mim, encorajando-me a expandir meus horizontes, buscando desenvolvimento pessoal e profissional.
A minha orientadora, Renata Orsi Bulgueroni, que com seu brilhantismo e eficiência me inspirou a dar o melhor de mim em minha pesquisa, compartilhando do seu riquíssimo conhecimento e pela sua total presteza no desenvolvimento deste.
E por fim, aos meus queridos amigos que puderam contribuir de alguma forma para que este sonho fosse concretizado, especialmente à Aparecida Caroline de Araújo, Andressa Viana Martins, Clara Sousa, Alexandre Estefam, Mário Otake, Mariana Nakatani, Daiane Cirilo e aos Prs. Dalberto Ribeiro e Regina Rocha Ribeiro.
“Os velhos já mudaram, o que não mudou foi o olhar sobre eles.”
(GOLDENBERG, 2017)
RESUMO
O propósito deste trabalho é demonstrar através de eventos recentes a necessidade do fortalecimento dos Fundos de Pensão, que ainda é pouco conhecido entre a maioria dos brasileiros e possui grande potencial para se expandir e alcançar um número maior de participantes, que poderão contar com um sistema sólido e eficaz no tema poupança previdenciária. Para o desenvolvimento da monografia, utilizaram-se fontes legislativas e específicas do assunto, indicadores, bem como doutrinas e jurisprudência. De início, é apresentada a estrutura da Seguridade Social, sua origem no Brasil e no Mundo, bem como os desdobramentos do Regime de Previdência Complementar, com maior ênfase no seguimento fechado. São abordados alguns fatores da atualidade que tem provocado à discussão acerca de um novo modelo previdenciário para o País, tais como o crescimento das famílias formadas por casais sem filhos, a queda na taxa de fecundidade abaixo da taxa de reposição, o aumento da expectativa de vida do brasileiro, a tramitação de uma proposta de reforma da previdência social, entre outros. No estudo, são analisados os impactos que o desafio demográfico tem gerado para o País, principalmente no âmbito previdenciário, adentrando-se na importância de protagonismo dos Fundos de Pensão diante deste cenário, com destaque nas principais vantagens que a previdência complementar fechada oferece. São apontados dados estatísticos que revelam a necessidade de reformas estruturais na previdência fechada, indicando-se instrumentos que poderão no médio a longo prazo trazer a revitalização que o sistema precisa. Por fim, pode-se concluir que os Fundos de Pensão anseiam por respostas capazes de desburocratizar o setor, que precisa adquirir maior visibilidade para as empresas e principalmente para o Governo, que influi diretamente na tomada de decisões para que a previdência complementar fechada se torne atrativa como opção de poupança sustentável entre os brasileiros.
...