Jogos olímpicos impactos sociais na cidade sede
Por: Melissa Cardoso • 29/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.202 Palavras (9 Páginas) • 626 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Nome: Tiago Benevenuto Garcia RA: D00EDB-4
Nome: Monique Laiane Miguel da Silava RA: D05FCE-5
Nome: Daniel Sanches Cattalano RA: C9841E-8
Nome: Frederico Trosdolfe Pizelli RA: N883FJ-7
Nome: Bruno Rafael Arminini Peres RA: D076GA-5
Nome: João Pedro Caetano M. da Silva RA: N747FD-7
Nome: Igor Felix da Silva RA: D03ECJ-9
Nome: Melissa Cardoso Vieira RA: C39EHG-3
JOGOS OLÍMPICOS: IMPÁCTOS SOCIAIS NA CIDADE-SEDE
São José do Rio Preto
2017
Nome: Tiago Benevenuto Garcia RA: D00EDB-4
Nome: Monique Laiane Miguel da Silava RA: D05FCE-5
Nome: Daniel Sanches Cattalano RA: C9841E-8
Nome: Frederico Trosdolfe Pizelli RA: N883FJ-7
Nome: Bruno Rafael Arminini Peres RA: D076GA-5
Nome: João Pedro Caetano M. da Silva RA: N747FD-7
Nome: Igor Felix da Silva RA: D03ECJ-9
Nome: Melissa Cardoso Vieira RA: C39EHG-3
JOGOS OLÍMPICOS: IMPÁCTOS SOCIAIS NA CIDADE-SEDE
Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) elaborado para avaliação no semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista - UNIP
Orientador: Cesar Parro
São José do Rio Preto
2017
A GRÉCIA E OS JOGOS OLÍMPICOS
Os gregos foram os idealistas dos primeiros Jogos Olímpicos, que aconteceu por volta de 2500 a.C., onde faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, através de competições. Entretanto os Jogos Olímpicos de forma organizada e com a participação de atletas de várias regiões ocorreu somente em 776 a.C. onde os atletas se reuniam na cidade de Olímpia (por isso se deu o nome de Jogos Olímpicos) para disputarem diversas competições esportivas. Não poderiam participar dos jogos os estrangeiros (os "bárbaros" segundo a mitologia grega), os escravos e as mulheres. Os atletas eram em geral de classes mais favorecidas e tinham iniciado no desporte desde muito cedo. Os vencedores ganhavam uma coroa de louros e eram recebidos como heróis em suas cidades, podiam ter estátuas erguidas em sua honra e serem cantadas por poetas.
No ano em que se celebrariam os Jogos Olímpicos eram enviados por toda a Grécia arautos (mensageiro oficial da Idade-Média) que além de anunciar a data concreta que os jogos seriam realizados e convidar os atletas e os espectadores para participar, também anunciavam a trégua sagrada que proibia a guerra durante o período dos jogos e que visava proteger os espectadores e atletas durante vinda, estadia e regresso. Desde essa época já viam no esporte uma forma de promover a paz e a harmonia entre as civilizações.
O NAZISMO E A POLÍTICA NOS JOGOS OLÍMPICOS
Os Jogos Olímpicos de Berlim realizados em 1936 durante o período do governo do Partido Nacional Socialistas dos Trabalhadores Alemães apresentaram-se para a maioria dos telespectadores como uma busca para reproduzir a política racista de Adolf Hitler A intenção inicial dos nazistas era comprovar a superioridade da raça ariana, e o poder cultural e econômico gerado por eles. (FERREIRA, 2007).
Antes da ascensão de Hitler ao poder, executivos questionavam como seria a permanência dos Jogos em Berlim caso ele estivesse governando a Alemanha nesse momento. Havia questionamentos sobre a posição dos nazistas em relação aos esportes, entretanto, Hitler já tinha uma política de apropriação da mídia e dos Jogos para a propagação da superioridade ariana (FERREIRA, 2007).
O partido nazista viu a chance mostrar uma Alemanha forte e unida após a derrota na Primeira Guerra e camuflando seu interesse em expansão territorial e seu antissemitismo. Um imenso complexo esportivo foi construído, as bandeiras olímpicas e as suásticas enfeitavam os monumentos e casas de Berlim para iludir os turistas. Mal sabiam que o regime nazista havia removido temporariamente os painéis antissemitas, tampouco sabiam que o Ministério Federal de Assuntos Internos alemão havia mandando capturar os ciganos de Berlim para que os mesmos não fossem vistos. Foi decretado também que os visitantes estrangeiros homossexuais não fossem sujeitos às penalidades criminais instituídas pelas leis nazistas. Acabado os Jogos, Hitler intensificou suas perseguições aos judeus e outros "inimigos" levando à Segunda Guerra Mundial e ao Holocausto.
Após a queda do nazismo tivemos a época da Guerra Fria no qual muitos boicotes contra os Jogos Olímpicos ocorreram por conta de distinções entre o tratamento dos atletas de diferentes países. Devido ao acontecimento de um fato trágico ocorrido nas Olimpíadas da Alemanha em Munique de 1972, quando um grupo terrorista deixou 11 atletas da delegação de Israel mortos, começaram-se a se preocupar com a segurança dos atletas e dos contribuintes dos Jogos Olímpicos.
Assim, ao longo de seus 120 anos de existência, os Jogos Olímpicos resistiram a duas Guerras Mundiais, ao comando dos nazistas, aos boicotes das nações durante a Guerra Fria, a atentados terroristas e sempre seguiu com seu propósito. O evento olímpico não está assim apartado da história mundial, ele é parte dela ao mesmo tempo em que sofre suas influências.
IMPACTOS NEGATIVOS DOS JOGOS OLÍMPICOS
Com o passar dos anos e a crescente importância dos Jogos Olímpicos em escala mundial, muitas pessoas equivocaram-se ao pensar que tal evento traria apenas melhorias e benefícios em seu país. Os problemas e impactos causados, principalmente nas cidades-sede, são muitas vezes abafados e omitidos das mídias e meios de comunicação controlados pelo governo. Um claro exemplo, citado anteriormente, são Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, onde Hitler juntamente com seu partido nazista utilizaram da mídia e do megaevento citado para camuflar sua ditadura racista e militarista e passar, assim, uma imagem de uma Alemanha pacífica e tolerante.
...