INADIMISSIBILIDADE DO PRINCÍPIO INDUBIO PRO SOCIETATE
Por: Luís Guilherme • 5/1/2021 • Monografia • 635 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
ARTE CLÁSSICA - PRÉ- HISTÓRIA
A arte pré-histórica é dividida em os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. E pode ser notado que as pinturas eram realizadas em cavernas, gravuras esculpidas em rochas, esculturas, estatuetas etc.
Três períodos foram essenciais dentre eles podemos citar:
Paleolítico: De 2.5 milhões de anos atrás a 10.000 a.C.
Neolítico: Vai de 10.000 a.C. até 5.000 a.C.
Idade dos Metais: Se estende de 5.000 a 3.500 a.C.
O que motivava constantemente as populações a fazerem essa arte eram os registros como forma de:
- Registro do cotidiano apenas por registrar
- Criar uma conexão do homem com a natureza.
Características
Arte no Período Paleolítico
No Paleolítico, destacam-se as pinturas rupestres, que são as gravuras desenhadas nas paredes de cavernas.
Arte no Período Neolítico
O período Neolítico se destaca em grandes transformações e avanços em relação ao Paleolítico. Podem-se caracterizar os avanços pela sedentarização do homem através do domínio de técnicas agrícolas e domesticação de animais.
A Arte Romana
A arte romana se destaca no período que foi do século VIII a.C. ao século IV d.C. Ela foi influenciada pelas culturas e crenças gregas. Como por exemplo, a mitologia romana semelhante à mitologia grega.
Através da arquitetura a arte romana conseguiu maior expressão e significação histórica. As construções dos edifícios eram grandes, bem fundamentadas e com bases circulares. A civilização romana tinha uma maior preocupação com a funcionalidade e praticidade da arquitetura então pode-se observar uma harmonização entre beleza, utilidade nas edificações romanas e podemos destacar os teatros, basílicas, templos religiosos, palácios, estradas e pontes.
Muitas vezes a escultura romana foi trabalhada através de retratos e estátuas apresentando uma característica fúnebre. Os escultores sempre buscaram reproduzir uma realidade mais fiel possível em suas obras se centrando nos aspectos psicológicos evidenciando o caráter, a honra e a glória do retratado
[pic 1]
ARTE EGÍPICIA
Há mais de 3000 anos a.C. a arte egípcias nasceu e está conectada à religiosidade, a maior parte das estátuas, pinturas e monumentos são de temas religiosos. No interior dos templos podem-se notar peças e espaços que possuem relação com culto dos mortos como por exemplos os túmulos.
Pintura Egípcia
Na época o faraó pedia para que os artistas desenhassem e pintassem as paredes das pirâmides que iriam abrigar os túmulos e essas pinturas detalhavam a vidas desses faraós.
Através disto foi realizada uma arte anônima, sendo o importante a perfeita realização das técnicas executadas e não o estilo dos artistas.
Características da Pintura Egípcia
- Ausência de três dimensões;
- Ausência de sombra;
- Utilização de cores convencionais.
- Pintura no Templo de Tebas exemplificando a lei do frontalidade na arte egípcia
Dentre as artes egípcias podem-se destacar as:
Esculturas Egípcias
Esfinges Egípcias
Arquitetura Egípcia
- Pirâmides de Gizé
ARTE GREGA
A arte grega engloba diversas manifestações artísticas revelando história, estética e a filosofia da civilização. Na antiguidade o povo grego exibia diversas manifestações culturais passando pelos períodos arcaico, clássico e helenístico, e cada uma dessas fases históricas, influenciou a elaboração das obras.
...