ISO 14000
Por: hhelen_11 • 10/6/2015 • Dissertação • 860 Palavras (4 Páginas) • 614 Visualizações
Instituto Educacional Belo Horizonte – IEB/CECON
Curso Técnico em Química
ISO 14000
Gláucia Marcossi
Helen Monique
Lauany Caroline
Mariana Júlia
Ronaldo Teixeira
Belo Horizonte
2015
Instituto Educacional Belo Horizonte – IEB/CECON
Curso Técnico em Química
ISO 14000
Gláucia Marcossi
Helen Monique
Lauany Caroline
Mariana Júlia
Ronaldo Teixeira
Trabalho de pesquisa apresentado no curso
de técnico em química, na disciplina Direito.
Orientado pelo professor Felipe.
Belo Horizonte
2015
RESUMO
A ISO é uma organização não-governamental que tem como papel principal normatizar e padronizar produtos e serviços oferecidos por empresas em todo o mundo. Tendo em vista que a empresa que adere a ISO tem grande vantagem no mercado pode-se observar a importância da criação dessa padronização em todo o mundo. O presente trabalho descreve sobre a ISO 14000 e suas subdivisões destacando a importância de sua implementação nas empresas por se tratar da gestão do meio ambiente.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
ISO é a sigla de Organização Internacional para Padronização (International Organization for Standardization) foi criada em 1946, ela é uma entidade de normatização e padronização que tem por objetivo criar normas (técnicas, de procedimento, de processos, produtos, entre outros) para que o comércio, a gestão e o avanço tecnológico sejam facilitados em todo o mundo.
Essa normatização faz-se necessária, pois é preciso manter um padrão de qualidade dos produtos, da empresa e também do meio ambiente.
As mais conhecidas são: ISO 9000 e a ISO 14000 e suas séries de normas, pois uma se trata da gestão da qualidade em empresas (9000) e a outra se trata da gestão do meio ambiente (14000).
Empresas que adesão das normas da ISO tem grande vantagem pois alem de trazer uma melhor organização, a empresa passa a ter uma credibilidade maior perante o mercado.
- ISO 14000
2.1 O QUE É
O ISO 14000 é formado por um conjunto de normas que determinam parâmetros e diretrizes para garantir que uma determinada empresa, seja ela pública ou privada, pratique a gestão ambiental. Estas normas também são conhecidas por Sistema de Gestão Ambiental (SGA), definido pela ISO (InternationalOrganization for Standardization), autoridade de certificações em todo o mundo.
A ISO 14000 fornece uma estrutura organizada para que as empresas promovam ações internas com o objetivo de obter a certificação (SITE SUSTENTÁVEL).
- OBJETIVOS
As normas foram criadas para garantir o equilíbrio e proteção ambiental, buscando diminuir os impactos provocados pela empresa ao meio ambiente. Muitas empresas, através de seu processo de produção, causam danos ambientais e seguindo as normas ISO 14000 podem prevenir a poluição e os potenciais problemas que esta poderia trazer à sociedade.
- IMPLEMENTAÇÃO ISO 14000
O primeiro passo para garantir o certificado ISO 14000 é se comprometer com a legislação ambiental do país onde a empresa está inserida. Além disso, a mesma deve se comprometer a capacitar seus funcionários para seguirem as normas e buscar soluções para possíveis problemas ambientais, diminuindo seu impacto no meio ambiente e na sociedade onde se insere.
O certificado demonstra que a empresa está comprometida com o meio ambiente, tem preocupação com o meio onde está situada e assume sua responsabilidade perante a sociedade.
Outro benefício que acompanha a certificação é o valor agregado à marca e seus produtos, além do ganho econômico devido à reutilização e a utilização de recursos de maneira menos agressiva ao meio ambiente, refletindo nos gastos mensais da empresa.
Assim como outros modelos ISO a certificação tem uma duração de três anos, podendo ser realizada nova auditoria para comprovar continuidade do compromisso e garantir renovação do certificado.
...