Imperialismo Econômico-Cultural x Fundamentalismo Religioso
Por: macmiller627 • 5/4/2017 • Projeto de pesquisa • 729 Palavras (3 Páginas) • 274 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
CURSO DE DIREITO
PROJETO DE PAPER
Crístian Alef Lira Nunes[1]
Eduardo dos Passos Souza[2]
Elton Fogaça3
1. TEMA
Multiculturalismo e Direitos Humanos
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Imperialismo Econômico-Cultural x Fundamentalismo Religioso: uma análise sobre o choque de civilizações ocidentais e orientais e suas diferentes noções de liberdade individual e direitos fundamentais. A partir de pesquisa bibliográfica que abrange as áreas necessárias para tal embasamento: declaração dos direitos humanos, multiculturalismo, existencialismo, etc.
3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Até que ponto a religião pode restringir a liberdade individual em determinada cultura sem ameaçar o direito à dignidade humana? E (no caso da existência dessa ameaça) teria um país estrangeiro o direito ou/e obrigação de intervir nesse paradigma cultural com o intuito de restringir seu caráter nocivo em prol da vida e da liberdade humana? Ou estaria este apenas impondo sua cultura sobre uma que considera ultrapassada?
4. OBJETIVO DE PESQUISA
Encontrar um meio termo aceitável e justo entre fundamentalismo religioso (que, não raramente, ignora direitos fundamentais já previstos e reconhecidos internacionalmente) e a predominância da vontade ocidental que beira o imperialismo econômico-cultural.
5. JUSTIFICATIVA
Os conflitos na era pós-moderna são, em sua grande maioria, mais complexos do que aparentam e uma atenção maior se faz necessária para entendê-los em sua magnitude. Dada a complexidade e a multiplicidade das sociedades humanas na pós-modernidade é imprescindível que, ao se deparar com um conflito de sociedades com culturas distintas, seja adotada uma conduta mais imparcial quanto for possível e que tenha como prioridade visualizar o problema em sua amplitude e de todas as perspectivas envolvidas, não só a que o observador se encontra ou qual este julga mais correta, somente assim a justiça pode ser garantida.
Esta pesquisa se faz relevante em virtude de seu caráter esclarecedor, pois revela uma linha tênue que separa a suposta justiça social que países poderosos afirmam levar à nações em constante conflitos internos e o chamado “imperialismo cultural” que pode ser facilmente descrito como sendo um conjunto de políticas quem tem por objetivo ampliar a esfera de influência geopolítica de um país (geralmente mais poderoso) sobre outro (geralmente mais vulnerável) ou outros (no plural), seja este fim proposital ou não.
O objetivo desta pesquisa é justamente formular um entendimento acerca do caráter injusto do intervencionismo autoritário e do irracionalismo comum no fundamentalismo religioso e, sobretudo, tentar encontrar um meio termo entre ambas as partes para que estes dois extremos (imperialismo e extremismo) sejam naturalmente extintos, ainda que de forma progressiva.
6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PRELIMINAR
Etnocídio
Historicamente quando uma determinada sociedade recém-descoberta possuía costumes considerados “ultrapassados”, “antiquados”, “primitivos” ou mesmo “obsoletos” por seus recém-chegados “descobridores” estrangeiros (geralmente tecnológica e politicamente mais desenvolvidos), esta era submetida à um tratamento de conversão cultural, isto é, literalmente, eram obrigados a se converterem ao que os estrangeiros colonizadores julgavam moral e aceitável, nasce aí o conceito de Etnocídio, que por essência se traduz no extermínio deliberado de uma determinada etnia ou grupo ético e, consequentemente, de sua cultura.
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