TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JUSTIÇA RESTAURATIVA: UMA ALTERNATIVA À CRISE DO SISTEMA

Por:   •  14/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

JUSTIÇA RESTAURATIVA: UMA ALTERNATIVA À CRISE DO SISTEMA
PENAL SOB O OLHAR DA CRIMINOLOGIA CRÍTICA 

Juscelino Novais Souza ¹; Layane Dias Cavalcante Viana² 

¹ Discente do curso de Direito da FAINOR;

² Professora, Me, Docente da FAINOR.

1 INTRODUÇÃO DO PROJETO 

A temática central discutida nesta pesquisa será a crise do Sistema Retributivo, como consequência da total inadequação das penas na modalidade em que são aplicadas e, nesse cenário, a possibilidade da justiça restaurativa integrar, adaptar e complementar o Sistema Penal vigente.

  1. JUSTIFICATIVA 

        A escolha do tema problema apresentado fundamenta-se pelo ponto de vista teórico da relevância em debater os fundamentos e princípios jurídicos, bem como a importância social das medidas citadas em face do conteúdo normativo que prevê ou não as práticas restaurativas no sistema penal brasileiro.

Ademais, justifica-se sob o ponto de vista prático, através da relevância social, psicológica e também econômica da aplicação das medidas restaurativas nas construções judiciais.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar a Justiça Restaurativa como um novo modelo de Justiça Criminal, capaz de suprir as falhas e as ineficiências do sistema punitivo.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Verificar a possibilidade e efetividade no tocante ao caráter punitivo, preventivo e pedagógico, da retratação no processo penal;

- Evidenciar o estado de crise do sistema penal e inadequação à criminalidade, a partir das ideias defendidas pela Criminologia Crítica;

- Propor uma alternativa à crise existente, a fim de que, seja alcançada a cidadania democrática, do ponto de vista do Direito Penal.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

A expressão restaurativa justice foi utilizada pelo Congresso Internacional de Criminologia de Budapeste, em 1993, e ganhou novos adeptos mediante as Conferências Internacionais de Vitimologia de Adelaide em 1994. Amsterdam, em 1997, e Montreal em 2000.

A justiça reparadora ou restauradora tem uma estreita relação com o movimento político-criminal e, favor da vítima e com a recuperação do seu papel no processo penal. Constitui uma nova filosofia da resolução de conflitos e um modelo de justiça.

4 PROBLEMA DE PESQUISA

A grande questão, em torno do sistema penal e a problemática que o envolve, ponto importante para o objeto da presente pesquisa, é justamente a ineficaz interação entre as instituições que o formam e a consequente falência do discurso jurídico que o legitima.

 

5 METODOLOGIA 

Para a realização deste projeto será utilizado o método dedutivo, numa pesquisa bibliográfica, com base na doutrina, legislação. A compreensão de tema tão complexo exige o estudo aprofundado do mesmo. Opiniões e posicionamentos doutrinários, bem como relatórios e estudos de órgãos oficiais e da sociedade organizada se completam com uma base de pressupostos legais, que fornecem material suficiente para os fins almejados pelo trabalho que aqui se apresenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com