Jurisdição onstitucional
Por: JessCampos • 23/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 308 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
Caso concreto aula 01 – Jurisdição Constitucional
R.: No caso em tela há a ocorrência de inconstitucionalidade formal e material. A inconstitucionalidade material ocorre pelo fato do objeto da lei ser cláusula pétrea da Constituição Federal , sendo a maioridade penal determinada em tal como sendo de 18 anos (Art. 228, CF).
Já a inconstitucionalidade formal resta caracterizada pela incompetência do Estado para legislar sobre matéria privativa da União, ocorrendo assim uma violação de procedimento (Art. 22, I, CF).
Caso concreto aula 02 – Jurisdição Constitucional
R.: Tal questão é divergente. Primeiramente, não pode sequer ser discutido projeto de lei que intente a abolição de cláusula pétrea. Na hipótese, a norma é materialmente inconstitucional pois fere os Direitos e Garantias Fundamentais dispostos na CRFB/88. Seu controle será preventivo, pois ocorrerá ainda no processo legislativo, antes da publicação da lei.
Apesar de o controle jurisdicional de constitucionalidade realizar-se, via de regra, em caráter repressivo, ou seja, após a entrada em vigor da norma impugnada, a jurisprudência do STF reconhece uma possibilidade de questionamento preventivo: trata-se do MS que, neste caso, só poderá ser impetrado por outro membro do Congresso Nacional (titular do direito líquido e certo à observância do devido processo legislativo) e, necessariamente, deverá ser julgado antes de o referido projeto ser convertido em lei (sob pena de tornar o MS um substitutivo da ADI).
Há, entretanto, divergência doutrinária em relação à esta matéria. Primeira corrente defende que a literalidade do Art. 60, §4º diz que não pode tramitar PEC, logo, poderia tramitar projeto de lei, hipótese na qual não caberia MS.
Segunda corrente defende que, como o referido artigo veda a tramitação de PEC, que é hierarquicamente superior, também estaria vedada a tramitação de projeto de ei, cabendo portanto a impetração de MS, pois há a violação de um direito líquido e certo.
...