TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBERALISMO E NEOLIBERALISMO

Por:   •  21/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.454 Palavras (14 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Cursos Superiores de Tecnologia

LIBERALISMO E NEOLIBERALISMO

Um estudo sobre o funcionamento econômico desses sistemas para o exercício da gestão pública e privada.

2019

RESUMO

O Trabalho de pesquisa para o PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar III) Que teve como foco explicitar um percurso histórico de estruturação de conceitos, teorias e práticas observando alguns pontos, tais como: Introdução com as características ,Desenvolvimento  seguido de perguntas e respostas ,trazendo também algumas práticas relacionadas a bem desenvolver o papel de gestor ,buscando eficácia em administração e também organização texto aborda o conteúdo histórico coletado mediante a pesquisas e todo material acadêmico já estudado. O PIM vem abordando e retratando a história do liberalismo no aspecto  político e econômico, também trazendo consigo todas as suas fases de mudanças já sofridas ao longo do tempo desde a Monarquia até a Democracia, Citando também a economia política do Brasil e como contribui para o desenvolvimento empresarial .O trabalho vem com base  nas matérias  a seguir citadas, Gestão de Banco de Dados, Práticas Financeiras e Teoria do Direito I, tendo como objetivo assimilar e conciliar fatos históricos com os da atualidade afim de integrar nosso conhecimento sobre todo o tema já abordado com dimensão prático-aplicativa, além de  análises sobre tais ideias. Este trabalho foi fundamentado e desenvolvido através de pesquisas, com dados coletados mediante a internet.

Palavras-chave: liberalismo, desenvolvimento, organização


SUMARIO        

1. INTRODUÇÃO................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO....................................................................8

        2.1 Liberalismo no aspecto político e econômico...........................8

        2.2 Neoliberalismo, o que é?..........................................................9

        2.3 O que são monarquia e democracia.......................................10

        2.4 Liberalismo e gestão pública................................................. 12

        2.5 Brasil, é uma organização econômica liberal?.......................12

        2.6 Sistema econômico liberal = Gestão eficiente?......................13

2.7 A organização econômica e política brasileira contribui para o desenvolvimento empresarial?.....................................................13

3. CONCLUSÃO...............................................................................14

4. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.................................................15

1. INTRODUÇÃO

O liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas que apresentam como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. No aspecto econômico o liberalismo defende a liberdade para a economia, sendo ela livre de interferências do Estado, como por exemplo, a livre concorrência de preços, a liberdade de circulação e produção de produtos e serviços, entre outros. Já na concepção política, o liberalismo defende a igualdade, em que todas as pessoas inclusive o governo é igual perante a lei. Nesse seguimento, sistematizou a divisão dos Três Poderes (Legislativo Executivo e Judiciário). Há também as liberdades civis, como o feminismo e a defesa dos direitos civis dos negros e, além disso, as liberdades religiosas.

Podemos determinar o neoliberalismo com um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas, que defendem pouca participação do Governo no mercado de trabalho, na política de privatização de empesas estatais, na mínima participação estatal nos rumos da economia de um país, na livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, na abertura da economia para multinacionais, em medidas contra protecionismo econômico, na desburocratização do Estado nas leis e regras das atividades econômicas, na diminuição do tamanho do Estado e na posição contrária aos impostos e tributos excessivos. Todos esses princípios com o objetivo de garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

Após a análise conceitual das duas doutrinas, podemos mencionar a multidisciplinariedade das disciplinas de Práticas de Gestão Financeira, Gestão de Banco de Dados e Teoria Geral do Direito nos aspectos políticos e econômicos liberalistas e neoliberalistas.

A Gestão Financeira é um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculadas à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa. O gestor financeiro vai sugerir caminhos de forma a levara organização a alcançar seu melhor desempenho. No aspecto econômico, o liberalismo e neoliberalismo são teorias fundamentais para a prática da gestão financeira, visto que seu objetivo principal é maximizar os lucros da organização e gerar riquezas para os sócios e acionistas, no qual, as atividades organizacionais envolvem recursos financeiros para a obtenção de lucros. Na Gestão Financeira, as tributações do Governo brasileiro nas organizações são uma grande preocupação, visto que há muitos tributos e uma elevada carga tributária que incidem sobre as empresas. De modo geral, podem variar de acordo com seu enquadramento e dependem do porte e da atividade desenvolvida pela organização. A tarefa do gestor financeiro é ter um planejamento tributário para buscar a melhor forma de tributação com a finalidade de reduzir o valor despendido em tributos, mantendo-se dentro dos parâmetros legais, garantindo a liquidez da organização. Outro conceito da gestão financeira ligado ao liberalismo é o da ética. A ética é um conjunto de regras de ordem valorativa e moral de um indivíduo, grupo social ou de uma sociedade. Um gestor financeiro deve atuar com ética, encarando com responsabilidade para com as pessoas e com seus empreendimentos, sendo ético e moral com as leis, ou seja, de acordo com um dos princípios do liberalismo em que se encaixa a igualdade entre todas as pessoas e seu respeito ao cumprimento com as leis que devem ser iguais e justas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com