Logica Jurídica
Por: gigli • 5/4/2016 • Trabalho acadêmico • 579 Palavras (3 Páginas) • 476 Visualizações
HEBER GIGLI DE PAIVA
TURMA: 2º ANO DIREITO MATUTINO, TURMA B
RA: 156943
PROF: ÁLVARO JUNIOR
LÓGICA JURÍDICA
1 – QUAL A DIFERENÇA DA LÓGICA ARISTOTÉLICA DA DIALÉTICA PLATÔNICA?
R – Para Aristóteles o que antecede a realização do conhecimento e do discurso é o exercício do pensamento e da linguagem. A lógica, em sua concepção, é um instrumento para o conhecimento. Ele defende sete graus de conhecimento, quais têm por base princípios, regras e leis, a serem empregados a todas as coisas das quais precisamos ter conhecimento universal e necessário. São eles: sensação, percepção, imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição.
Na dialética platônica é sugerido examinar teses contrárias sobre um mesmo objeto para descobrir qual tese é falsa e assim ser abandonada, e qual é a verdadeira que deve ser conservada. Tem por finalidade proporcionar a intuição intelectual de uma essência ou idéia. Platão distingue quatro graus de conhecimento: crença, opinião, raciocínio e intuição.
2 - COMO VOCÊ DEFINE LÓGICA?
R – Como uma interferência, como uma exigência de coerência e de que não haja contradição e algo evidente (evidência).
3 – QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ACERCA DO PENSAMENTO DE HERÁCLITO E PARMENDES?
R – Para Heráclito, somente a mudança é real e a permanência é ilusória. No entanto, para Parmendes somente a identidade e a permanência são reais e a mudança é ilusória.
4 – O QUE É O CONHECIMENTO SENSÍVEL DE PLATÃO E QUAL A DIFERENÇA DESTE PARA ARISTÓTELES?
R - Para Platão o conhecimento sensível está fundamentado na crença e na opinião, aquilo que o ser é. Já para Aristóteles, ao contrário de Platão, o conhecimento advém do exterior, por meio da observação de objetos, para que assim possa ser formulada uma idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.
5 – O QUE É SOFISTICA?
R – Era a arte da retórica e da oratória, fundamentada em uma verdade múltipla, relativa e mutável, qual era ensinada por seus mestres (dentre eles Protágoras), com a finalidade de introduzir o cidadão na vida política.
6 – QUAL É O OBJETO DA LOGICA?
R – O objeto da lógica é a proposição, que exprime, por meio da linguagem, os juízes formulados pelos pensamentos.
7 – QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA LÓGICA (06)?
R – INSTRUMENTAL – para construir um pensamento verdadeiro; FORMAL – preocupa-se apenas com a forma pura e geral dos pensamentos expressos pela linguagem; PROPEDEUTICA – Preparatória para uma investigação científica e filosófica; NORMATIVA – Possui princípios, leis e regras que todo pensamento deve ter; DOUTRINA DA PROVA – Estabelece condições fundamentos necessários de todas as demonstrações (provar premissas de mais um maneira); GERAL E ATEMPORAL - As formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem de tempo e lugar.
8 – O QUE É UMA PROPOSIÇÃO E QUAIS OS SEUS ELEMENTOS?
R – A proposição é um discurso declarativo que enuncia ou declara verbalmente o que foi pensado e relacionado pelo juízo. Ela reúne ou separa verbalmente o que o juízo reuniu ou separou mentalmente. Sues elementos são o sujeito e o predicado.
9 – EXPLIQUE O QUE SÃO OS JUÍZOS APODÍFICO, HIPOTÉTICO E DISJUNTIVO. EXEMPLIFIQUE.
R – Juízo apodítico é quando proposição é universal e necessária, seja afirmativa ou negativa. Juízo hipotético é quando a proposição é universal possível ou particular possível, afirmativa ou negativa. E por fim, juízo disjuntivo é quando a proposição é universal ou particular, afirmativa ou negativa, e comporta uma alternativa que depende dos acontecimentos ou das circunstâncias.
10 – CONSTRUA UM QUADRADO DOS OPOSTOS A PARTIR DE UM ARGUMENTO.
[pic 1]
...