MATRIMÔNIO - TEOLOGIA
Relatório de pesquisa: MATRIMÔNIO - TEOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 24/1/2015 • Relatório de pesquisa • 558 Palavras (3 Páginas) • 505 Visualizações
MATRIMONIO - TEOLOGIA
O SACRAMENTO DO MATRIMONIO: ... Isto quer dizer que o casamento, tal qual é sem alteração, passou a ser instrumento da ação redentora de Cristo. Este Sacramento se realiza, quando um homem e uma mulher entendem viver um para o outro, em permanente e exclusiva comunhão de vidas, que inclui tanto o direito à intimidade que os induz a diversidade complementar de sexos, para seus fins próprios, quanto o auxílio mútuo, segundo caracteres e funções de cada qual. Esta condição por eles criada vem a ser um meio pelo qual os esposos obtêm uma aplicação especial da graça do Redentor.
"Cristo abençoou largamente esse amor multiforme, originado da fonte da caridade divina e constituído à imagem de sua própria união com a Igreja. Pois, como outrora Deus tomou a iniciativa do pacto de amor e fidelidade com seu povo, assim agora o Salvador, Esposo da Igreja, vem ao encontro dos cônjuges cristãos pelo Sacramento do Matrimônio. Permanece daí por diante com eles, a fim de que, dando-se mutuamente, se amem com fidelidade perpétua, da mesma forma como Ele amou a sua Igreja e por ela se entregou" ("Gaudium et Spes", n° 351, Concílio Vaticano II).
Um sacramento é a ação de Cristo, por meio de um ato humano efetuado na forma estabelecida pela Igreja, que, simbolizando ou exprimindo sensivelmente, produz a graça que simboliza.
Se o casamento simboliza a união de Cristo com a Igreja, e sendo Sacramento, além de refletir essa união, deve produzir os efeitos nele contidos. A união de Cristo com a sua Igreja teve como efeito a salvação e o constante aperfeiçoamento desta. Simbolizando esta graça, o casamento, enquanto sacramento, se destina a curar, recuperar, e em uma palavra, aperfeiçoar os esposos. .
O casamento, para ser fiel à sua sacralidade, deve ser baseado no amor, na doação recíproca, na preocupação com o outro, na promoção do outro; manifestará um devotamento total ao outro; procurará um aperfeiçoamento mútuo e constante, cuidando para que nada comprometa essa união, vencendo os obstáculos com amor e oração.O Sacramento do Matrimônio traz consigo um verdadeiro tesouro de graças, que estão à disposição do casal unido por esse Sacramento.
Graças do Sacramento do Matrimônio:
- Graças de compreensão e aceitação mútuas;
- Graças de generosidade e paciência mútuas, quer entre os esposos quer entre pais e filhos; - Graças para viverem sua sexualidade plena, ou então a virtude da castidade conjugal;
- Graças para a aceitação e valorização da cruz nos seus mais variados aspectos;
- Graças para criarem um clima cristão, onde, mediante o espírito de fé esperança-caridade, os esposos -pais -filhos vivam a paz, a harmonia e a alegria cristãs e sejam irradiadores disto aos outros, ao mundo;
- Graças da fidelidade, de união, de fortaleza;
- Graças para uma eficiente educação-formação dos filhos;
- Graças de engajamento no temporal, para tomar o mundo permeável a Deus.
Condições para que frutifiquem as Graças do Sacramento do Matrimônio: é preciso criar terreno fértil; cultivar a oração em família; cultivar e viver as alegrias em família; cultivar a vida litúrgica em família, cultivar a espiritualidade do cotidiano.
O dinamismo do Sacramento do Matrimônio leva os esposos a uma purificação do egoísmo pela vivência do amor, transformando-os gradativamente, propiciando uma abertura crescente do casal para o mundo e para Deus, levando a transfiguração gradativa do amor, no sentido da Eternidade.
Fonte: Cremos na Vida, Cremos na Família - ECC - Gráfica Diplomata
...