MODELO DE FICHAMENTO DE LEITURA
Por: Pedroalan • 13/6/2019 • Projeto de pesquisa • 403 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
UNICRUZ - PRODUÇÃO TEXTUAL – PROFESSORA IEDA LINCK
MODELO DE FICHAMENTO DE LEITURA
ARTIGO 01
JUVENTUDE RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR: OS DETERMINANTES DOS PROCESSOS MIGRATÓRIOS E OS DESAFIOS PARA A PRESERVAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR.
1 – A perspectiva de futuro para os rapazes filhos de agricultores não se resume a continuar exercendo a mesma profissão dos pais (p. 03).
2 - Para rapazes com idade entre 13 e 18 anos, ainda cursando o ensino fundamental, a perspectiva de permanecerem na agricultura vem sendo substituída por novas possibilidades (p. 05).
3 – As filhas de agricultores familiares demonstram um interesse pela agricultura muito aquém daquela observada em relação aos rapazes (p.06).
4 – A obtenção independente de dinheiro, por parte dos jovens, para suprir suas próprias necessidades, já deixou de ser um fenômeno raro (p. 25).
5 – Os jovens rurais já não identificam na profissão de agricultor a escolha natura para realizar seus projetos de vida, como acontecia há algum tempo atrás. (p. 32).
ARTIGO 2
JUVENTUDE RURAL NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: MIGRAÇÃO E INVESTIMENTO NOS ESTUDOS
6 – É inquestionável a importação da agricultura familiar no processo de desenvolvimento rural (p. 02).
7 - A agricultura familiar sobrevive ocupando pequenas extensões de terra, utilizando tecnologias rudimentares e destinando a produção, em grande parte, para consumo familiar (p. 04).
8 – Mesmo diante dos desafios atuais, a agricultura familiar é forte, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do país (p. 05).
9 – Os produtos tradicionais proveniente da agricultura familiar tem condições de ocupar maiores espaços no mercado local, nacional e internacional (p. 07).
10 – O fato do jovem sair do campo para morar na cidade em busca de realizações dos objetivos nem sempre é bem sucedido (p. 11).
ARTIGO 3:
JUVENTUDE RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR: OS DETERMINANTES DOS PROCESSOS MIGRATÓRIOS E OS DESAFIOS
11 – A agricultura do tipo familiar constitui no Brasil o tipo dominante de unidade de produção no campo e é ainda mais expressiva nos estados do sul. (p. 02).
12 – A migração vem ganhando mais proporções nas últimas décadas e apresenta mudanças nas antigas características (p. 03).
13- Nas últimas décadas ocorreu no Brasil um intenso esvaziamento no campo (p. 03).
14 – Entre as dificuldades de permanecer na agricultura há os limites impostos pela escassez de terra, da baixa renda das famílias e, consequentemente, de investimento na produção (p. 04).
15- O jovem hoje se vê confrontado com diversas realidades, tanto em relação ao meio rural quanto urbano (p. 07).
...