MODELO DE PETIÇÃO
Por: Luisa Simonetto • 28/4/2018 • Trabalho acadêmico • 714 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
EXCELENTISSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA [...] VARA CIVIL DA COMARCA DE RIO CLARO.
EXCECUÇÃO: ...
TRAJANO DE MORAIS, estado civil [...], profissão [...], registrado no RG nº [...], inscrito no CPF nº [...], residente e domiciliado na Rua [...], Bairro [...], nº [...], Cidade [...], Estado [...], endereço eletrônico [...], vem, perante a presença de Vossa Excelência, por intermédio do seu advogado infra-assinado Nome [...], inscrito na OAB sob o nº [...], com escritório profissional na Rua [...], Bairro [...], nº [...], Cidade [...], Estado [...], endereço eletrônico [...], Telefone [...], apresentar,
EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE
Em face da Ação de Execução movida por JOÃO MARCOS, estado civil [...], profissão [...], registrado no RG nº [...], inscrito no CPF nº [...], residente e domiciliado na Rua [...], Bairro [...], nº [...], Cidade [...], Estado [...], endereço eletrônico [...].
Com fulcro no artigo 803 do Código de Processo Civil/15, pelos motivos e fundamentos a seguir expostos.
- DOS FATOS
Trata-se de ação de execução de R$50.000,00, referente à aquisição de um veiculo automotor.
Ocorre que, o vencimento estava previsto para o dia 10/01/2015 para o pagamento da nota promissória. Tendo o executado Trajano de Morais não efetuado o pagamento do valor prometido, ficando totalmente inadimplente.
- DOS FUNDAMENTOS
- DA AUSÊNCIA DE LIQUIDEZ, CERTEZA E EXIGIBILIDADE.
O Código de Processo Civil estabelece as condições de ação de execução, que deve o exequente instruir a petição inicial com demonstrativo de débito atualizado, com previsão no índice de correção monetária e as taxas de juros aplicadas até a data da propositura da ação.
Art. 783. A execução para cobrança de crédito fundar-se-á sempre em título de obrigação certa, líquida e exigível.
No entanto, não houve na inicial apresentada, memorial de cálculos com os requisitos previstos. Deixando de juntar documento indispensável a comprovar a certeza e liquidez do referido débito, culminando na nulidade da execução, nos termos do artigo 803 do CPC.
Art. 803. É nula a execução se:
I - o título executivo extrajudicial não corresponder à obrigação certa, líquida e exigível;
II - o executado não for regularmente citado;
III - for instaurada antes de se verificar a condição ou de ocorrer o termo.
Parágrafo único. A nulidade de que cuida este artigo será pronunciada pelo juiz, de ofício ou a requerimento da parte, independentemente de embargos à execução.
Desta forma, não preenchidos os requisitos da certeza, liquidez e exigibilidade, não há que se falar em continuidade da execução, devendo ser imediatamente extinta.
- PRESCRIÇÃO.
Inicialmente insta consignar que a presente ação foi proposta apenas em 20/03/2018.
Assim, considerando que o início do prazo prescricional/decadencial iniciou em 10/12/2014, data em que o autor auferiu o direito ao crédito, tem-se configurada a prescrição da nota promissória, nos termos do decreto Lei nº 57.663/66.
Art. 70. Todas as ações contra o aceitante relativas a letras prescrevem em 03 (três) anos a contar do seu vencimento.
- MATÉRIA DE ORDEM PÚBLICA
Defende-se que não atendeu à regularidade do título executivo extrajudicial.
...