Matemática Financeira Aplicada na Área Jurídica
Por: Denivan Bonadio • 16/5/2019 • Seminário • 319 Palavras (2 Páginas) • 514 Visualizações
1) Tema:
Matemática Financeira aplicada na área Jurídica (Direito).
2) Contexto do Problema:
A matemática é uma ciência exata que tem aplicação em todas as demais ciências, algumas mais e outras menos. Uma das áreas contidas na matemática, é a matemática financeira, que tem sua aplicação voltada para o setor financeiro, estudado com mais ênfase nas áreas da Administração, Ciências Contábeis e Economia. Porém, boa parte do ramo do Direito é utilizado conhecimento financeiro, como por exemplo no Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito Empresarial, Direito Trabalhista, Direito Tributário, entre outras áreas do ramo jurídico.
3) Objetivos:
O intuito desse estudo tem como prioridade mostrar os principais pontos em que a matemática financeira tem aplicação na área jurídica, visto que se for observado nas peças processuais, quase todas as áreas trás o termo “Valor da Causa”. Cabe salientar que não cabe aqui adentrar nos conhecimentos jurídicos, mas mostrar os pontos em as ciências se cruzam, esse estudo é exclusivamente matemático, porém o objetivo é tirar o mito de que o profissional que se forma em Direito não precisa ter um conhecimento básico de matemática financeira, cabe lembrar por exemplo que o Código Tributário Nacional é composto por várias tabelas usadas no cálculo de tributos.
4) Hipóteses:
O estudo aqui citado, apresentou o resultado esperado, razão pela qual esse tema foi melhor estudado na TCC dessa mesma Especialização, sendo trazido desde o encontro histórico das duas ciências (Matemática Financeira e Direito). Diante do que foi dito nesse projeto e que foi estudado na TCC referida, a matemática financeira é a base de quaisquer ciências que lida com o setor financeiro, ou melhor, ela está no dia-a-dia de qualquer cidadão. Para melhor explicar, o fato de pagar juros, já se trabalha com a matemática financeira, porém se esses juros forem abusivos, já entra no mérito do direito do consumidor e do direito civil, lembrando que não cabe ao estudo detalhar o lado jurídico e sim o lado matemático financeiro.
...