Modelo Petição
Por: Maria Eduarda Reynaud • 13/4/2016 • Artigo • 830 Palavras (4 Páginas) • 451 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA ... DA COMARCA DE ...[1]
(Pular 10 linhas)
(NOME DA PARTE AUTORA), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador do RG nº... e CPF nº..., residente e domiciliado..., com endereço eletrônico ...[2], nesta cidade, por seu advogado, in fine assinado, com endereço profissional..., nesta cidade, endereço que indica para os fins do artigo 106 do CPC, propor (NOME DA AÇÃO)[3], pelo procedimento (COMUM ou DIFERENCIADO)[4] em face de (NOME DA PARTE RÉ), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador do RG nº ... e CPF nº ..., residente e domiciliado..., com endereço eletrônico ..., pelos fatos e fundamentos jurídicos que passa a expor:
DOS FATOS[5]
**(DESCREVER OS FATOS COM A INSERÇÃO DOS DADOS CONSTANTES NO CASO CONCRETO).
DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS[6]
**(INSERIR OS FUNDAMENTOS JURÍDICOS ADEQUADOS A RESOLUÇÃO DO CASO CONCRETO – OS FUNDAMENTOS JURÍDICOS DEVEM GUARDAR CORRELAÇÃO LÓGICA COM OS FATOS)
PEDIDOS[7]
Diante do exposto, requer:
1. A citação do réu, pelo correio, no endereço informado no preambulo da inicial, para que, em querendo, apresente as defesas que tiver, dentro do prazo legal, sob pena de aplicação dos efeitos da revelia.
2. No mérito, requer a integral procedência da ação para que o réu seja condenado ao pagamento de indenização pelos danos materiais, no importe de (...), devendo o respectivo montante ser corrigido com juros e correção monetária, por ser imperativo da lei e medida da mais lídima justiça[8].
3. Requer, ainda, a condenação do réu ao pagamento das custas e honorários advocatícios nos termos do art. 85, §2º do NCPC.
4. Protesta e requer provar o alegado por todos os meios de provas em direito admitidas, nos termos do Art. 369 do NCPC, sem exceção, notadamente, da juntada de documentos novos, oitiva de testemunhas, prova pericial, depoimento pessoal do réu, além de outras que se fizerem necessárias para a solução do litígio ainda que não mencionadas neste momento processual.
5. Requer, também, a concessão dos benefícios da assistência judiciária gratuita, nos termos do art. 98 do NCPC, por se tratar de pessoa pobre na acepção jurídica do termo, não podendo arcar com as custas e despesas processuais sem prejuízo alimentar próprio ou de sua família.
6. Atribui-se a causa o valor de R$....[9]
Termos em que,
Pede deferimento.
Local e data
Advogado
OAB ...
...