O CARREGANDO O ELEFANTE
Por: Cristiane Souza • 17/1/2019 • Resenha • 632 Palavras (3 Páginas) • 178 Visualizações
O autor vem através dessa obra, trazer à tona a situação atual do país, a estrutura do estado e a forma como poderia tentar melhorar a situação do Brasil, baseando se em modelos que deram certo em outras nações em desenvolvimento e crescimento.
Nos primeiros capítulos os autores mostram o cenário atual do Brasil com seus impostos exorbitantes, serviço público de péssima qualidade e como é difícil empresas privadas crescerem e desenvolverem sem a livre concorrência, uma vez que fica impossível competir com empresas privadas. Em contrapartida as empresas privadas estão repletas de cargos políticos onde vale mais que o mérito do funcionário, deixando assim um serviço de má qualidade, esses devidos cargos políticos além de cabides de emprego são meios de desvio de verbas e crescimento da corrupção no país e o povo que paga a conta. Uma solução apresentada pelos autores para início dessa mudança seria uma desconstrução do pais, reformulando o estado.
Nos capítulos seguintes os autores mostram a situação de fato e a solução para o problema, destaca se cincos coisas que o estado deve fazer para modificar o cenário degradante: Liberdade individual, ordem, Proteção contra a miséria, Educação para todas as crianças e Proteção do meio ambiente. Dentro desses cinco pontos os autores destrincham cada setor e suas modificações, falam sobre a extinção do senado, a redução da câmara dos deputados, privatizações de serviços públicos. Há relatos dos autores sobre os atributos de cada poder (legislativo, executivo e Judiciário) e citam o poder necessário para as policias atuarem de forma a inibir a violência, partindo da ideia de unificação das forças Civil, Militar e Federal.
Relatam sobre a liberação do uso de drogas em locais predeterminados e a proibição de propaganda bem como sobre a privatizações tais como saúde, segurança e educação.
De tudo exposto nesse livro é de suma importância filtrar o que é interessante e pode ser utilizado para o Brasil de forma a modificar o cenário atual. Quando falam sobre drogas e sua liberação, é necessária muita cautela, pois uma legalização não seria uma solução para criminalidade e talvez tivesse um efeito contrário ao que o autor imagina. As outras situações propostas deve se também entender que numa nação continente, fica difícil uma mudança de mentalidade, o povo está condicionado a décadas as mesmas situações e comportamentos.
Há privatização deveria sim ser analisada e colocada em pratica, pois traria ao Brasil uma melhora social. A privatização dos serviços essenciais como educação, saúde e segurança, são alguns direitos garantidos pela constituição e exercido hoje pelo Estado de forma precária que, se forem privatizados mudaria o curso do que é vivido hoje pela nação. Observa se que a privatização da educação, em prazo médio trará benefício a coletividade, pois uma população mais esclarecida na concepção dos autores, sairia do âmbito de utopia, para realidade.
O sistema carcerário também merece atenção, pois o custo de um preso ao estado é de grande quantia, poderia ser estudado a privatização ou concessão da administração a empresas privadas.
A saúde é outra área que o estado deve e tem que agir, privatizar esse setor com certeza resolveria problemas de décadas de falta de atendimento e pessoas morrendo por falta de uma assistência médica digna. Já temos modelos de hospitais públicos sendo administrado por empresas privadas onde houve melhora no atendimento, excelência em cirurgias e referencias em atendimentos especializados.
...