O DIREITO CIVIL V
Por: CANTINHODASERRA • 13/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 435 Palavras (2 Páginas) • 104 Visualizações
- Abu, comerciante bem sucedido, na área de tecidos, casado com Sara, resolve fazer uma doação de bens para sua filha e para alguns sobrinhos, estabelecendo regras para que possam receber essa doação. Um donatário, Jacó, inclusive ainda está no ventre de sua mãe que é uma das sobrinhas de Abu. No que diz respeito a isso Abu, procurou seu escritório de Advocacia, e imediatamente você orientou que fosse feita a escritura pública ou o instrumento particular para oficializar essa doação. De acordo com o que foi narrado acima peço que analise as seguintes questões usando a doutrina e a jurisprudência.
- É válida essa doação? Sim,
b) No caso de Jacó, poderá ser donatário?
O nascituro vive sob a égide da capacidade de direito justificando – se o
fato da aceitação da liberalidade ter o consentimento de seu representante legal (pai, mãe ou curador) nos termos dos artigos 542 e 1.748, II do Código Civil de 2002. Porém, a redação do artigo 543 do mesmo diploma legal proclama que em se tratando de donatário ab solutamente incapaz, dispensa – se a aceitação desde que seja doação pura.
c) Como fica a questão de Abu e Sara?
Sara, por ser cônjuge ela deverá ter o adiantamento do que lhe cabe como herança
d) Em que casos pode ser evocada a revogação da doação?
Este direito de revogar é personalíssimo, somente o doador pode exercê-lo, salvo em hipóteses em que sido morto pelo donatário, neste caso os herdeiros poderão dar continuidade a ação. A revogação também pode ser irrenunciável, ficando a critério do doador não ser exercido.
...