O DIREITO URBANÍSTICO E AMBIENTAL
Por: Rachel Zacheu • 2/12/2021 • Trabalho acadêmico • 646 Palavras (3 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
Estatuto da Cidade é lei que traz em seu bojo a previsão do Plano Diretor enquantoinstrumento de concentr ação das políticas de desenvolvimento do ambiente dascidades. O Plano Diretor vincula a Administração Pública à realização de polít icapúblicas para a expansão da cidade e a manutenção de sua f unção socioambiental.Para o desenvolvimento de políticas públicas dirigidas pela Administração Pública, énecessário ser cumprida a legalidade, a moralidade e os demais princípios do Art. 37,CF. Deste modo, como seria interpretado o princípio do desenvolvimento sustentável eda função socioambiental junto ao estabelecimento de agendas públicas para o meioambiente artificial?
Vamos lá sabemos a importância de um meio ambiente saudável e limpo de gazes e também dos lixos produzidos pelas grandes Metrópolis e cidades de médio e grande porte, contudo vemos muitas pessoas que não se importam com tal preservação, pois em sua concepção ela viverá pouco e não se importara com as próximas gerações, ledo engano, porque seus filhos, netos, bisnetos irão viver aqui, então nada mais justo que todos se unam e lute pela preservação do meio ambiente. É sabido que isto é uma tarefa altamente difícil, porque a cultura ainda enraizada de preservação é muito escassa nós seres humanos e prevalece em pequenos grupos, estes que lutam por direitos os quais estao sendo pouco a pouco difundidos nos meios legais e até mesmo com jurisprudências e precedentes consolidados. Um exemplo clássico seria a lei 8666, lei está de licitações e contratos que tem como princípio implícito a o desenvolvimento sustentável, trazendo produtos com uma qualidade, seguindo logicamente o princípio da eficiência além disso com produtos ecologicamente corretos, diminuindo o desgaste do meio ambiente e colocando a administração pública em um patamar de preservação, aí invés de poluidora.
Paralelamente a isto, várias políticas públicas através do PPA, ldo e loa e consequentemente dos planos diretores das cidades, trazem estratégias de preservação aí meio ambiente, isto conta uma atitude positiva porque além de preservar tudo isto é colocado como meta nestes dispostos de extrema importância. Também é importante salientar que não só o governo com as legislações, penalidades e precedentes se faz necessário para preservar o meio ambiente, também temos que fazer nosso papel de cidadão, como por exemplo, fazer uma assembleia condominial e falar sobre a separação dos lixos, multas sobre os moradores que não respeitam as regras de preservação, e além disso fora das nossas residências sempre temos que preservar e falar disso para outras pessoas, assim consequentemente o mundo irá ficar mais limpo e livre de poluentes. Só para finalizar vejo hoje em dia inúmeros carros e motos sendo produzidas não mais com combustíveis fósseis mas sim carros e motos elétricos, isto é um ponto muito bom pois este tipo de energia é muito limpa e ajudará bastante nosso planeta a se regenerar e não mais sofrer com estes tipos de gases produzidos com a combustão. Logicamente precisaremos de leis que incentivam estes tipos de automóveis.
...