O Desenvolvimento Socioeconômico
Por: bialborghetti • 16/10/2018 • Trabalho acadêmico • 652 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
Bianca Alborghetti RA 140078
Ficha síntese
Um dos escopos do desenvolvimento socioeconômico (e, mais ainda, do mero crescimento econômico) é a produção de bens e serviços à procura de um mercado consumidor. O nível de vida digno e satisfatório que se deseja estender a toda a população supõe o aumento de consumo e ampliação de mercado, para que se possa atender à demanda de bens e serviços necessários ao desenvolvimento humano. O que preocupa, e ao mesmo tempo constitui aberração do desenvolvimento harmonioso, é o culto do consumismo e a criação de necessidades desnecessárias. Existe uma diferença abissal entre consumo e consumismo, como existe entre o necessário indispensável e o supérfluo perdulário, entre a dignidade e a vaidade. O ambientalista Fábio Feldmann, glosando o “Relatório do Desenvolvimento Humano”, do PNUD 1998, assim expressa: “O consumo é essencial para a vida humana, visto que cada um de nós é consumidor. O problema não é o consumo em si mesmo, mas os seus padrões e efeitos, no que se refere à conciliação de suas pressões sobre o meio ambiente e o atendimento das necessidades básicas da humanidade.”.
As distorções do consumo, em diferentes graus e modalidades, têm gerado sérios problemas até chegar ao consumismo, que consiste numa mentalidade arraigada e em hábitos mórbidos, mais ou menos compulsivos, que embotam a consciência do cidadão consumista.
O crescente consumo universal avança sempre em linhas tortuosas no seio das sociedades, desestabilizando o equilíbrio econômico-social porventura existente e – o que é pior – ampliando a desigualdade entre regiões e países, assim como entre regiões e classes sociais de um mesmo país. O alastramento desse modelo de sociedade, de classe social ou mesmo de indivíduos coloca em risco o equilíbrio e a harmonia não só de um determinado país ou de uma região, ainda mais grave, o equilíbrio do ecossistema terrestre, como um todo.
Essa problemática vem lembrada na Declaração do Rio, cujo Princípio 8 dispõe: “Para alcançar o desenvolvimento sustentável e uma qualidade de vida mais elevada para todos, os Estados devem reduzir e eliminar padrões insustentáveis de produção e consumo e promover politicas demográficas adequadas.”.
Ficha resumo
Uma sociedade sustentável deve caminhar no sentido do desenvolvimento sustentável, equilibrando o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente e visando a qualidade de vida.
Um desenvolvimento sustentável vai contra o direcionamento que o capitalismo gera, que é o de exploração desenfreada dos recursos naturais como se fossem ilimitados.
A maior dificuldade para a implantação e desenvolvimento de uma sociedade sustentável é o fator econômico. Algumas empresas muitas vezes optam por processos produtivos mais baratos que poluem o meio ambiente e não são sustentáveis.
É necessário trabalhar num novo modelo de sociedade, que se baseia na cooperação e na responsabilidade socioambiental de cada indivíduo. É preciso buscar um desenvolvimento coerente para que não comprometa o desenvolvimento das gerações futuras, superando as maiores desigualdades socioeconômicas e ambientais.
...