O Direito Civil
Por: 5372 • 22/10/2017 • Resenha • 475 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
AULA DE DIREITO CIVIL 10/03/2017
CONDIÇÃO TERMO E ENCARGO
ART. 121 E SEGUINTES
Referem-se cláusula, prevista no contrato (negócio jurídico), imposto pelos contratantes e, subordinando-os a uma determinada condição futura para o negocio jurídico se concretizar, ou seja, aperfeiçoar-se art.332 C.C. cominado, com o art.327. Por ex. art. 1339 do CC.
Condição é a imposição de cláusulas de acordo com as partes.
O art.332 dá ciência ao contratante de cumprir o negocio.
Ex. Se o locador ao realizar benfeitorias na residência e não estiver em contrato, não poderá solicitar abatimento do aluguel pois não teve Condição, onde o locador não deu ciência.
Segundo o art.122 as condições ajustadas devem observar os princípios:
- Boa fé ( honestidade ao realizar o contrato, ética, verdade)
- Legalidade ( licitude)
- Dos usos e costumes ( se em uma região o normal aceitar cheque pré datado é uso e costume da região desta feita poderá o contrato seguir essas normas)
- Função social ( conceder a moradia no caso de locação, para o inquilino a função social é a moradia dignidade, e para o locador poderá ser um meio de renda).
Art, 123- Segundo este artigo, quando não for possível cumprir com a condição imposta o negocio jurídico será considerado nulo ou anulável. Ex situações que impossibilitem o adimplemento da condição ainda que de forma suspensiva. Ex um pacote de viagem, paga-se a longo prazo e irá usufruir depois de meses ou ano, ai ao verificar que o que foi contratado não condiz com o pacote ex não ter a passagens, chegar no hotel e não ser como foi declarado pode-se anular o contrato pois foi feita de má-fé). Este fato chama-se condição suspensiva.
Art. 124
Condição Resolutiva
A passa um cheque nominal a B este por sua vez transfere para pagar uma divida a C e este paga divida a D. Quem será acionado é A onde o juiz irá buscar o domicilio de A dono do cheque.
Açao de deposito judicial: se A ao ser acionado fora de seu domicilio digamos que a mora em SP e o credor em Portugal, será ilícito que o credor acione A a ir pagar lá onde A entrara om Acão de deposito judicial realizado o pagamento em juízo. Entre os credores no exemplo acima o deposito sera de A para B.
Segundo o art. 124 a todo o ato jurídico sendo condicionado a cláusula resolutiva, solução do negocio jurídico, ou seja adimplemento da obrigação por ex. de pagar a lei estabelece que deve ser no endereço do devedor se estabelecida a clausula no endereço do credor têm-se a condição resolutiva impossível de se dar cumprimento, por Ex. credor com domicilio em outro stado que não seja do devedor ou que a contratação foi modificada no decorrer do cumprimento da obrigação.
TRABALHO NA BIBLIOTECA
- Explique os elementos acidentais do negocio jurídico ou seja condição pelo modo ou encargo.
LIVRO MARIA HELENA DINIZ DIREITO CIVIL pg, 540 a 547
...