“O FEMINICÍDIO: Forma do Estado mitigar a violência contra a mulher no âmbito familiar.”
Por: Weylla Souza • 1/8/2017 • Trabalho acadêmico • 9.942 Palavras (40 Páginas) • 614 Visualizações
FACULDADE LA SALLE
ADRIA DE MEDEIROS GULARTE
“O FEMINICÍDIO: Forma do Estado mitigar a violência contra a mulher no âmbito familiar.”
Lucas do Rio Verde-MT
ADRIA DE MEDEIROS GULARTE
“O FEMINICÍDIO: Forma do Estado mitigar a violência contra a mulher no âmbito familiar.”
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito pela Faculdade La Salle, sob a orientação do Professor Especialista Sérgio Alberto Botezini.
Lucas do Rio Verde-MT
2017
[pic 1]
“Sem uma teoria crítica do direito de família, será demasiado difícil alcançar o valor do novo, seja em matéria de técnicas, seja de práticas ou de instituições, para pô-las em relação com os termos da vida social”.
(João Baptista Villela)
ADRIA DE MEDEIROS GULARTE[pic 2]
“O FEMINICÍDIO: Forma do Estado mitigar a violência contra a mulher no âmbito familiar.”
Trabalho de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito à Faculdade La Salle.
Em ____/____/____, a banca examinadora considera aprovado o trabalho de Curso do Acadêmico Gentil Vieira de Barros, para obtenção do Grau de Bacharel em Direito.
____________________________________________________________
Prof. Sérgio Alberto Botezini – orientador
Faculdade La Salle
___________________________________________________________
- 1° membro examinador
Faculdade La Salle
___________________________________________________________
- 2° membro examinador
Faculdade La Salle
2017
[pic 3]
Dedico a conclusão deste trabalho a minha família que sempre acreditaram e me incentivaram para a conclusão desta jornada. A todas as mulheres que lutaram e lutam por uma vida sem violência, que é um direito humano de todas e todos!
[pic 4]
Agradeço a Deus pelos objetivos alcançados, a minha família pelo carinho e apoio, aos meus professores pelos ensinamentos transmitidos e, a todos que contribuíram direta ou indiretamente para a conclusão desta jornada.
RESUMO[pic 5]
A nova modalidade de homicídio qualificado, denominado pela Lei que incluiu no artigo 121 do código de penal inciso VI pelo resultado e causas de aumento de penas, Lei 13.104/2015, é denominada pela doutrina como feminicídio ou para alguns feminício. Essa modalidade tem em sua essência o homicídio praticado contra a mulher, seja ela por razões de gênero, quando houver violência doméstica ou familiar, violência sexual, mutilação da vítima ou emprego de tortura. Ela trouxe mudanças a sociedade e incluiu na Lei dos Crimes Hediondos o crime de feminicídio, bem como aumento de pena ao agente que o cometer. Este estudo teve como objetivo geral analisar o posicionamento da Justiça quando se trata de violência praticada contra a mulher no caso de crimes por razão de gênero. Metodologicamente, o estudo dessa aplicação, doutrinária e jurisprudencial, tornou-se possível com base no poder geral que o juiz tem de identificar e caracterizar esse crime, tipificando-o. Entretanto, denota-se que na atualidade há grandes divergências sobre a aplicação do tema, tendo em vista que para alguns isso acarreta em uma discriminação entre homens e mulheres e para outros que não há resolução desse tipo de problema levando em consideração a falta de investimentos em Educação e Políticas Públicas por parte do Estado. Sendo assim, ressalva-se que com uma pena maior aplicada a seus infratores, a tendência é que se reduza com o número de casos de violência contra a mulher, gerando uma repressão maior e inibindo a prática da mesma. Essa pesquisa justificou-se pela atual evolução da sociedade, a qual a cada dia que passa surge mais casos de feminicídios.
Palavras – Chaves: Agressão. Mulher. Lei 13.104/2015. Feminicídio. Código Penal. Homicídio. Violência de gênero. Crime hediondo.
LISTA[pic 6]
MOC – Movimento de Organização Comunitária
OEA - Organização dos Estados Americanos
CP – Código Penal
ONU – Organização das Nações Unidas
SIM – Sistema de Informações de Mortalidade
SVS – Secretaria de Vigilância em Saúde
MS – Ministério da Saúde
STF – Supremo Tribunal Federal
ADC – Ação Declaratória De Constitucionalidade
DF – Distrito Federal
IBGE – Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística
SUMÁRIO[pic 7]
1 INTRODUÇÃO 10
1.1 Problemáticas do estudo 11
1.2Objetivo Geral 12
1.2.1Objetivos Específicos 13
1.3Justificativa 13
2 METODOLOGIA 17
2.1 Métodos de abordagem e procedimentos 18
2.2 Classificação da pesquisa com base nos objetivos e procedimentos técnicos 19
2.3 Quanto aos procedimentos de análise 19
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 19
3.1 Conceito de feminicídio 19
...