TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento a Onda Filme

Por:   •  17/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR

Reconhecida pela Portaria – MEC. n.º 1580, de 09/11/1993, publicada no D.O.U. de 10/11/1993

Mantenedora: ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ENSINO E CULTURA – APEC.

Unidades:

Umuarama – Toledo – Guaíra – Paranavaí – Cianorte – Cascavel – Francisco Beltrão

                                 FICHAMENTO SOBRE O FILME “A ONDA”

                                Mylena Antunes Pereira  RA:00199296

A Onda conta a história de um projeto conduzido por um professor do ensino médio que tem uma semana para explicar para os alunos a realidade e as implicações de um regime fascista.

Alterando radicalmente as regras e os modos de funcionamento da classe, Rainer Wenger instaura uma espécie de sistema ditatorial no qual detém o poder absoluto. O movimento começa a se espalhar e vai gerando consequências cada vez mais violentas.

Rainer Wenger tem uma experiência social de uma semana, com os seus alunos, sobre o tema "autocracia". Ele começa debatendo o conceito com a classe, explicando a origem da palavra e conversando sobre os regimes autoritários.

Um dos seus alunos argumenta que seria impossível algo como o nazismo acontecer novamente na Alemanha. É assim que começa a jornada do grupo, que acaba elegendo o professor para ser o seu líder absoluto durante aqueles dias.

Para fazer melhor o seu trabalho, Rainer estuda História e as técnicas de manipulação de massas. A sua ação começa com pequenos gestos como exigir ser tratado por "Senhor Wenger", ou que todo mundo se levante para falar durante a aula.

Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e “A Onda” já saiu de seu controle. O filme é baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

 

Disso vemos que a ditadura não começa de forma explosiva com todo mundo ciente, pelo contrário, começa de forma silenciosa onde ninguém se percebe. Se trata de uma pessoa ir convencendo a outra de modo simples e sutil sem nada de exageros. Ao longo dessa trajetória o “líder” vai fazendo sua força, recrutando pessoas, e mostrando e convencendo a todos de que é uma coisa boa, normalmente esses “lideres” tem uma ótima oratória e um bom poder de convencimento, a maioria já vem se infiltrando nos governos para conseguir destaque e assim chamar mais pessoas para sua ideia, e assim ele consegue chegar ao topo ou ate finalmente conseguir um golpe militar.

Quando esse “líder” chega no topo praticamente todas suas atitudes são baseadas em muita propaganda daquilo que ele busca atingir, entretenimento, usa o medo, violência como no caso do nazismo.

As propagandas nazistas vinham com esperança de uma Alemanha melhor, próspera e feliz com a supremacia da raça ariana. Os filmes estimulavam o preconceito étnico, a xenofobia, o patriotismo e o heroísmo e condenavam os judeus, alegando que eram culpados de acumular riquezas, explorando o povo.  A propaganda  surtiu efeito. Milhares de alemães filiaram-se ao partido e contribuíram para o Holocausto de Hitler, torturando e matando seus próprios compatriotas.

Uma das características da Ditadura é a fé que o povo tem em seu líder, com propagandas, promessas e muito poder de convencimento Hitler aos poucos se tornou um rei conseguiu ser idolatrado, com tanto poder ele poderia fazer o que quisesse porque tinha o apoio de povo alemã. No filme a onda o professor é o líder dos alunos, ele acaba sendo uma fonte de inspiração para essas pessoas, que muitos deles não tem afeto em casa, sofrem bullying ou estão passando por algum tipo de problema, e vê no professor e na ideia dele uma forma de esperança. Algumas pessoas levam transformam essa esperança em uma admiração profunda pelos seus líderes que vai muito além, torna- se uma obsessão, passam a viver 100% em função do seu líder, o filme retrata muito bem isso , quando um aluno jovem , tímido e com problemas familiares encontra no professor que faz o papel de líder uma pessoa que está fazendo o melhor para ele e quer cuidar dele , e como ele nunca teve isso e sempre viveu sem cuidados acaba ficando tão maravilhado com isso , que se torna uma obsessão , aquele líder e aquela causa que ele defende torna-se tudo para ele , o que acaba sendo muito perigoso. É através dessas pessoas que o líder começa a construir sua força e começa a fazer ameaças aos outros cidadãos, represarias, matar, sequestrar etc., isso porque como essas pessoas que ele tem ao seu lado são capazes de fazer tudo por ele, ele acaba se aproveitando muito bem disso, o que acaba ajudando na permanência da sua soberania perante o povo. Mesmo que no filme o professor não tenha esse objetivo sendo líder, ele acaba provocando esse comportamento, se mostrando parecido com as características de um líder de uma ditadura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com