O Juri Escolar
Por: Igor Filipe • 28/10/2016 • Trabalho acadêmico • 625 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
Juiz( JU LARA ISABELLE)
BOM DIA, SENHORAS E SENHORES.DAREMOS INICIO Á PRESENTE SESSÃO DE JULGAMENTO PELO TRIBUNAL DO JURI SIMULADO DESTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MÉDIO PADRE JOSÉ SENABRE.
A PRINCIPIO DISPENSAREMOS A CHAMADA DOS 7 JURADOS DISPOSTOS NO ART.462 DO CÓDIGO DO PROCESSO PENAL, TENDO EM VISTA QUE JÁ FORAM ESCOLHIDOS OS 3 JURADOS PARA FAZEREM PARTE DESTE CONSELHO.
A MEDIDA EM QUE O OFICIAL DE JUSTIÇA FOR CHAMANDO O NOME DOS JURADOS, O JURADO, CHAMADO DEVERÁ LEVANTAR A MÃO E DIZER PRESENTE.
OFICIAL DE JUSTIÇA ( IGOR FELIPE) (DAR-SE A CHAMADA DOS NOMES DOS 3 JURADOS SORTEADOS)
JUIZ: (Lara)
- PEÇO AOS SENHORES JURADOS QUE FIQUEM ATENTOS A TUDO O QUE FOR DITO EM PLENÁRIO, UMA VEZ QUE HOJE OS SENHORES SERÃO OS JUIZES DE FATO, OU SEJA, SÃO RESPONSÁVEIS PELO JULGAMENTO DO FEITO. BUSQUEM FORMAR SUA CONVICÇÃO E SINTAM-SE Á VONTADE PARA PEDIR ESCLARECIMENTOS A QUALQUER MOMENTO.
- LEVANTEM-SE TODOS
- “ SENHORES JURADOS: EM NOME DA LEI, CONCITO-VOS A EXAMINAR COM IMPARCIALIDADE ESTA CAUSA E A PROFERIR A VOSSA DECISÃO, DE ACORDO COM A VOSSA CONSCIÊNCIA E OS DITAMES DA JUSTIÇA”. (OS JURADOS FALAM EM SEGUIDA ASSIM O PROMETO). DEPOIS PODEM-SE SENTAR
- NOS TERMOS DO § 1º DO ART.466 DO CPP, ADVIRTO, AINDA, OS SRS. JURADOS, QUE A PARTIR DO MOMENTO EM QUE FOREM SORTEADOS NÃO PODERÃO COMUNICAR-SE COM OUTREM, NEM MANIFESTAR SUA OPINIÃO SOBRE O PROCESSO, SOB PENA DE EXLUSÃO DO CONSELHO DE SETENÇA E APLICAÇÃO DE MULTA
- AGRADEÇO, NESTE MOMENTO O COMPARECIMENTO DOS JURADOS NÃO SORTEADOS.
- E FEITO O PREGÃO QUE IRÁ CHAMANDO OS NOMES DE QUEM VAI OCUPAR OS CARGOS DOS DEFENSORES DO DIREITO
OFICIAL DE JUSTIÇA: (IGOR FELIPE)
- PROMOTORAS : DOUTORA VIVIAN, ISABELA E SARAH
- ADVOGADO DE DEFESA, DOUTOR IKARO, LUÍSA E BRUNA.
- TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO: DEBORA
- TESTEMUNHA DE DEFESA: LARISSA NASCIMENTO
JUIZ: (LARA) ESTANDO TODOS PRESENTES NESTA SEÇÃO PEÇO QUE TRAGA O RÉU!
NO DIA 26 DE OUTUBRO DE 2016, POR VOLTA DAS 19 HORAS E 45 MIN , EM FRENTE A CASA DA VÍTIMA , UM HOMEM O ATACOU VIOLENTAMENTE , E O MESMO O AGREDIU ATÉ HAVER UM DESMAIO. O PRINCIPAL SUSPEITO DO CRIME, PRESENTE NO TRIBUNAL É O SENHOR RAFAEL BITTENCOURT, QUE TERIA COMETIDO TAL NEGLIGENCIA POR RAÍVA, PROVOCAÇÃO, E OUTROS FATORES, POR PARTE DA VÍTIMA.
JUIZ INTERROGA O RÉU, PERGUNTANDO SEU NOME, IDADE, SE TEM ADVOGADO, O NOME DO ADVOGADO.
FAZ A LEITURA DA MÃO: JURA DIZER A VERDADE, SOMENTE A VERDADE, COM A AJUDADE DEUS?( ARRUMAR UMA BIBLÍA)
PENSEI NO RÉU DIZER ‘NÃO’ ( PRA SER ENGRAÇADO) AÍ OS ADVOGADOS DE DEFESA DO RÉU CHAMAM ELE NO CANTÃO E PEDE ENCARECIDAMENTE QUE O JUIZ RECONSIDERE A RESPOSTA DO RÉU E REFAÇA A LEITURA.
RÉU DA SEU DEOPIMENTO.
CHAMO A TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO( DA SEU DEPOIMENTO) É INTERROGADA PELA PROPRIA ACUSAÇÃO. OBVIAMENTE COM PERGUNTAS E RESPOSTAS PREDESTINADAS DEPOIS É INTERROGADA PELA DEFESA
LOGO EM SEGUIDA CHAMO A TESTEMUNHA DE DEFESA QUE DA SEU DEPOIMENTO E INTERROGADA PELA DEFESA E EM SEGUIDA A ACUSAÇÃO.
ASSIM SEGUIMOS, COM A ACUSAÇÃO INICIANDO SEUS ARGUMENTOS 40 SEGUNDOS POR ADVOGADO PARA ARGUMENTAR.
A DEFESA PODE INTERRONPER FALANDO ( PROTESTO, BLA BLA) ASSIM Q A ACUSAÇÃO ACABAR A DEFESA INICIA. COM 40 SEGUNDOS PRA CADA.
PODEM TRETAR, FORMAS FALAR QUE VCS BRIGUEM, POR EXEMPLO: A TESTEMUNHA DE DEFESA SER PARENTE DO RÉU AI A ACUSAÇÃO FALAR: ‘PROTESTO, DE ACORDO COM TAL ARTIGO( PODEM INVENTAR) NÃO PODE HAVER PARENTES COMO TESTEMUNHA, AI O ADVOGADO QUE ESTÁ FLAANDO TEM QUE SE ASSENTAR E CALAR-SE.
...