TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODELO DE RETIRADA DE TORNOZELEIRA

Por:   •  13/9/2021  •  Tese  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA...ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE TERESINA-PI

Processo:

Foguinho do Andaraí, brasileiro, solteiro, nascido em 18/11/1955, filho Zezé e Zozó, portador da cédula de identidade ________, vem perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores requerer: A RETIRADA DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO Pelos fatos e fundamentos seguintes.

  1. DOS FATOS

O Acusado foi preso no dia 22/12/2009, após uma ação policial em razão da suposta prática dos crimes descritos no artigo 157 do Código Penal, t, por fatos supostamente ocorridos em 15 de dezembro de 2008.

A denúncia foi recebida em 08/02/2009.

A defesa manejou Recurso Ordinário em favor do mesmo junto ao STJ, a qual foi provida a ordem que converteu a prisão preventiva em Liberdade provisória, expedido alvará de soltura mediante medida cautelar de monitoramento eletrônico arbitrado por este juízo no dia 17/04/2009.

Consta nesta decisão, que o mesmo poderia circular dentro da comarca apenas de Capim Branco.

No entanto o como o Acusado é corretor de Imóveis conforme demonstra documentação anexa, e ao retomou desde logo suas atividades profissionais, precisa circular também das regiões metropolitanas de Belo Horizonte para acompanhar os clientes nas transações imobiliárias.

O mesmo tem transações comerciais em Belo Horizonte, Contagem, Pedro Leopoldo, Esmeraldas Sete Lagoas e Ribeirão Das Neves.

Por este motivo, o mesmo vem perante o Nobre Julgador requerer a retirada do monitoramento eletrônico.

2. DO DIREITO

A Constituição Federal de 1988 preconiza em seu texto normativo que é dever do Estado e direito do cidadão a proteção a vida, dignidade e a condições razoáveis de sobrevivência no seio social.

Dito isso, é preciso se ater para o conceito epistemológico que rege todos os outros princípios constitucionais; qual seja O Princípio da Dignidade Humana”.

Este princípio está previsto na Constituição Federal de 1988, em seu art. 1º, inciso III, que dentro outros fundamentos.

Corroborando com este valoroso princípio o art. 6º da Constituição cidadão assegura os seguintes direitos sociais:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição

É certo que, no caso em tela o acusado está tentando voltar a sua habitual atividade profissional, para organizar sua vida e ter uma fonte licita de sustentar sua família.

Logo não é razoável que o mesmo seja privado de desenvolver suas atividades, uma vez que a atribuição de tornozeleira priva sua locomoção.

Por este motivo requer a defesa, a revogação da cautelar de monitoramento eletrônico.

2.2 SUBSTITUIÇÃO POR OUTRA MEDIDA CAUTELAR

Caso Vxa. Excelência entenda necessário manter a aplicação de medida cautelares, que substitua a tornozeleira por qual quer outra diversa da prisão prevista no 319 do CPC.

2.3 DA EXTENÇÃO DO RAIO DE MONITORAMENTO

Caso Vxa. Excelência entenda que não é o caso de retirar o monitoramento ou substituir por outra cautelar do 319 CPC, requer que Vossa Excelência estenda o raio de monitoração para as regiões metropolitanas da Grande Belo Horizonte, permitindo que o mesmo possa realizar as visitas comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com